Nos dias atuais, em função da pandemia, nunca falamos tanto do sistema imunológico e a sua forma de reagir aos diversos “desafios” microscópicos que vivemos a cada dia. Mas a questão é: nosso sistema imune enfraquece com a idade? Os hormônios são capazes de modificar a resposta imune? A alimentação pode interferir nesse processo?

Para responder a tantas questões, os imunologistas vêm estudando intensamente todos os detalhes do nosso sistema imunológico e a forma que ele responde a tantos desafios e, com a pandemia, tais desafios aumentaram consideravelmente. E onde se encaixa a mulher com mais de 45 anos nessa conjuntura? Bom, o que sabemos é que as células do sistema imune (sim, o sistema imune é composto por várias delas) possuem receptores para diversos hormônios do nosso corpo, de forma que, a cada etapa da vida, de acordo com a regulação hormonal, estas células recebem informações e consequentemente se comportam de diferentes formas.

Ao que parece, a resposta inflamatória aumenta com a diminuição da liberação de estrógenos. Em função deste fato precisamos levar uma vida menos inflamatória e ainda vamos falar bastante sobre este assunto. Entre outros fatores, a alimentação pode ajudar muito neste processo. Uma alimentação antiinflamatória deve ser rica em vitaminas, minerais, fibras e ácidos graxos do tipo ômega-3.

A escolha de alimentos menos industrializados e mais in natura também favorece este tipo de dieta. Mas esta é apenas a ponta do iceberg sobre este assunto tão rico, poderoso e que exerce influência diretamente na nossa saúde. 

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar: