Metaverso é o momento nos próximos 10-20 anos em que nossa vida digital ocupará mais de 50% do nosso tempo e energia. Esta transformação vai muito além da ideia de jogar videogame com óculos de VR.

Quanto do seu tempo hoje você gasta em relacionamentos digitais? Pense em gerações: nossos avós gastavam zero, nossos pais conectam via Facebook, nós usamos Instagram, Linkedin, Whatsapp e Bumble, e nossos filhos já vivem imersos em relacionamentos digitais e globais nos games.

Se seu tempo e energia estão no mundo digital, logo seu dinheiro seguirá. Filtros e apps para construir estórias substituem maquiagem, skins para games valem mais que roupas, e presença online (quão cool você é) importa mais que um carro ou joia como validação social.

Novos interesses emergem, como ter acesso diferenciado aos influenciadores que te atraem. Pense em trocar o ingresso de cinema por uma live exclusiva para 100 pessoas com a Camila Coutinho.

Para que gastar dinheiro em obras de arte físicas, que poucos veem, ao invés de parcelas de obras digitais que mostram teu bom gosto para todos, e ainda por cima tem fácil revenda e conexão direta com o artista (se chamam NFTs)?

Por que agora? Finalmente temos a confluência de banda larga em qualquer lugar (especialmente com 5G), moedas globais (crypto), transações que ocorrem com segurança e baixo custo (blockchain), e uma sociedade que aprendeu, via pandemia, que podemos viver muito mais digitalmente que pensávamos.

Apertem os cintos – é um admirável mundo novo que abrirá oportunidades fantásticas para a humanidade. No meio tempo, curtimos nosso churrasco com amigos que jamais será substituído!

0 Shares:
4 comentários
  1. Acredito que as pessoas aqui sejam instruídas sobre o tema mas não posso assegurar. Partindo dessa premissa, e valendo destacar que é uma pequena matéria sobre o tema e não propriamente o equivalente a um “vade-mécum” para nós advogados, achei a matéria bastante interessante, esclarecedora e o escrita de forma leve para que possíveis leitores leigos no assunto, possam porventura se aprofundar depois. Parabéns Marcio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Vírus
Saiba Mais

Vírus detectado

Como pop-up na tela do computador, esse vírus nos pôs à prova. Use máscara, álcool gel e viva a vida, porque viver realmente é o propósito.