Por que envelhecemos? Estou falando fisiologicamente claro. A nossa pele possui duas proteínas de sustentação chamadas de colágeno e elastina. Com o passar dos anos, nossa capacidade de síntese de colágeno e elastina vai diminuindo, por isso nossa pele vai se modificando ao longo da nossa vida.

A diminuição da síntese de colágeno e da elastina é acompanhada da diminuição da hidratação, pois estas proteínas têm a capacidade de reter a água em nossos tecidos. Quando jovens, temos uma pele mais hidratada e mais elástica, com maior sustentação.

Mas existe algum fator externo que pode aumentar a perda do colágeno? A resposta é sim. Hábitos de vida não saudáveis como fumo, álcool, exercícios em excesso, consumo de grandes quantidades de açúcares e gorduras, estimulação contínua do nosso sistema imunológico (infecções e os processos inflamatórios), privação do sono entre outros.

Todas estas situações levam a produção aumentada de radicais livres, que destroem as pontes de colágeno e elastina de nossa pele, acelerando o envelhecimento. Em contrapartida levar uma vida saudável e ter uma dieta variada e com boas quantidades de vitaminas e minerais pode ajudar a retardar a diminuição da síntese do colágeno.

Os nutrientes antioxidantes combatem os radicais livres. Temos como principais antioxidantes as vitaminas C, E e A, minerais como o selênio e o manganês, e os compostos bioativos como os polifenóis e o resveratrol. Uma alimentação rica e variada em frutas, verduras e legumes garante esses nutrientes. É importante ressaltar também que para sintetizarmos o colágeno precisamos de uma boa variedade de proteínas (animais e vegetais) e da vitamina C.

E quanto a suplementação de colágeno? Ela funciona? São poucos estudos ainda nesta área, mas ao que parece o consumo do colágeno na sua forma hidrolisada melhora a hidratação e a textura da pele. Mas duas premissas são muito importantes: a suplementação deve ser sempre acompanhada de um profissional da saúde habilitado e uma vida desregrada agregada a uma alimentação pobre pode sim acelerar o processo. Então….bora envelhecer com sabedoria!

Um grande beijo!!

300 Shares:
4 comentários
  1. Como semore, fica a certeza de que nada melhor para mantermos um físico bonito e SAUDÁVEL é Levar uma vida IgualmEnte SAUDÁVEL. Nenhum suplemento pode suprir isto. Excelente Artigo. Obrigada!

    Susanne @ageingrace

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar: