Um bom estado nutricional reflete diretamente em uma resposta imune fortalecida. Assim como os nossos outros sistemas, o sistema imune precisa de nutrientes para exercer adequadamente a sua função.

Como já havia comentado, nosso sistema imune é formado por diversos tipos de células como monócitos, macrófagos, linfócitos etc. Estas células circulam por todo o nosso corpo e são capazes de reconhecer algo estranho ao nosso organismo como os vírus, bactérias e fungos.

As células responsáveis pelo início da resposta imune são chamadas de células apresentadoras de antígenos (aqui no caso, os patógenos). Após o reconhecimento destes agentes patogênicos, causadores de doenças, essas células os apresentam para os linfócitos T e B. Hoje vamos falar um pouco sobre os linfócitos B.

Estes linfócitos são responsáveis pela nossa produção de anticorpos. Neste momento o que mais queremos é produzir anticorpos certo? Bom para isto são necessários uma série de nutrientes.

A vitamina C é importante para a proliferação dos linfócitos, inclusive o linfócito B, a vitamina D é um importante nutriente responsável pelo link entre tipos de resposta imune, levando a produção dos anticorpos, a vitamina B1 é importante para o desenvolvimento de linfócitos produtores de anticorpos em nosso intestino. 

Mas como assegurar uma ingestão adequada destes nutrientes? A vitamina C está presente principalmente em frutas como acerola, caju, goiaba e manga. A vitamina D está presente nos alimentos, no entanto, nossa maior fonte é a que é convertida em nosso organismo pela incidência da luz solar, desta forma, torna-se importante tomarmos sol. A vitamina B1 está presente nas carnes, nas leguminosas e na semente de gergelim.

Uma alimentação balanceada e bem variada pode sim melhorar a nossa resposta imunológica tão importante neste momento que vivemos.

Um grande beijo!!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Corpo
Saiba Mais

Corpo

Resolvi fazer as pazes com meu corpo. Estamos nesse vai e vem emocional há décadas e eu precisava colocar um ponto final nesse desencontro.