O Sol… Ah, o Sol! Nosso astro-rei. Muitas vezes reverenciado, muitas vezes, acusado. Atualmente diversos estudos mostram o potencial carcinogênico de alguns raios solares em nossas células, de forma que precisamos nos proteger do nosso astro-rei.

Como tudo tem dois lados, a exposição a luz solar no traz também benefícios, como a síntese da vitamina D. Ao ser exposta aos raios UVB, a nossa pele é capaz de sintetizar a vitamina D. Há tempos atrás acreditávamos que a vitamina D era apenas um importante fator para a formação e manutenção óssea. No entanto, os estudos ao longo do tempo vêm apontando cada vez mais funções desta vitamina em nossa saúde, de forma que já se sabe que na verdade esta vitamina é um hormônio, com papel importante em diferentes compartimentos do nosso organismo.

A vitamina D melhora a secreção e sensibilidade a insulina, regula a nossa pressão arterial, pois melhora o nosso tônus vascular e previne a dislipidemia. Atualmente, a vitamina D vem sendo muito citada, pois estudos demonstraram que níveis adequados de vitamina D melhoram a nossa resposta frente à COVID-19. Nesta infecção pode ocorrer a chamada “chuva de citocinas” que leva a piora do quadro de saúde do individuo. Ao que parece, indivíduos com deficiência desta vitamina/ hormônio apresentam piora deste quadro inflamatório. Então temos mais uma comprovação da capacidade antiinflamatória desta vitamina.

Então o que fazer?? Ter câncer ou ser inflamado? Calma que podemos ter tudo. Consumir alimentos ricos nesta vitamina como carnes, ovos, leite, fígado, queijos e cogumelos é sem dúvida importante. Tomar sol de 15 a 20 minutos ao dia sem protetor solar, somente este tempo e depois aplicar o protetor, ok? E muitas vezes pode ser necessário se fazer uma suplementação desta vitamina. Para tanto é interessante realizar a dosagem da vitamina D no sangue e procurar um especialista para fazer a reposição de forma correta.

Esta é a minha dica do mês. Um grande beijo a todos!!
Simone.

1 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Saiba Mais

Veste pra você!

Não há limites para criatividade e tampouco para quem deseja vestir uma peça linda de moda íntima, que destaca exatamente o que se quer usar.