Com a chegada do verão começam os preparativos para as visitas às praias e não podemos esquecer de nos cuidar e planejar alguns lanchinhos para não cair em ciladas na hora que bate aquela fome durante o dia. Além de tentar fugir daquelas opções muito gordurosas e com muito açúcar, devemos nos atentar sempre às questões de higiene e à procedência dos alimentos que iremos ingerir a fim de evitar contaminação ou uma infecção alimentar.

Separamos algumas dicas de lanches fáceis para você conseguir manter o equilíbrio e aproveitar muito bem a sua ida a praia:

  • Frutas: as frutas in natura são sempre uma ótima escolha – banana, melão, melancia, uva, maçã entre outras são opções fáceis que podem ser levadas picadas em potes ou inteiras, já bem lavadas e secas, armazenadas em bolsas ou caixas térmicas. Além de saborosas elas refrescam e ajudam a te manter hidratado.
  • Sanduíches naturais: os sanduíches dão uma saciedade maior no momento da fome, podem ser feitos com pão de forma, pão sírio, pão francês, bisnaguinha e recheados com frango ou atum em lata. Evite sempre o uso de alimentos que podem estragar com altas temperaturas, como a ovo, maionese e molhos em geral. Tenha o cuidado de preparar os lanches no dia em que serão levados, embalando-os em papel alumínio, podendo ser consumido em até duas horas se forem armazenados em bolsas térmicas, ou em até quatro horas, caso sejam armazenados em caixas térmicas com gelo.
  • Vegetais: podem ser uma opção de snack saudável para o seu passeio. Pepino ou cenoura cortados em palito ou até sua versão baby, tomatinhos cereja são de fácil consumo e armazenamento. O famoso milho cozido vendido por ambulantes pode ser substituído pelo milho cozido feito em casa e levado já preparado, evitando assim o perigo de contaminação. Todos os alimentos levados à praia, devem estar devidamente lavados, higienizados e secos, armazenados em potes de vidros, em bolsas ou caixas térmicas.
  • Mix de oleaginosas e frutas secas: podemos preparar um mix de oleaginosas com castanhas, nozes, amendoim e frutas secas como um bom petisco para ser consumido na praia, além de resistente ao calor podem ser armazenados em saquinhos fechados e levados na bolsa sem ocupar muito espaço. Dar preferência sempre aos que não contêm sal. Caso não seja possível o preparo desses lanches, algumas escolhas podem ser feitas para o consumo de alimentos vendidos nas barraquinhas:
  • Na compra do milho verde, deve se certificar de que o alimento está imerso em água fervente, e evitar excesso de sal e manteiga.
  • Água de coco é uma ótima opção pois possui poucas calorias, auxilia na hidratação e na reposição da água e dos sais minerais perdidos pelo suor durante um dia quente. Só se atente à higiene do manipulador
  • Os suco de frutas naturais – sem adição de açúcar – também são ótima opções para ajudar a se refrescar.
  • Açaí: a melhor escolha seria consumir a poupa natural da fruta, sem xarope e sem adição de açúcar, mas como sabemos que isso é bem difícil de ser encontrado nos quiosques de praia a dica maior é pegar leve nos acompanhamentos. Escolher sempre frutas in natura e granola, preferencialmente, sem açúcar para compor a sua sobremesa. Fuja dos acompanhamentos açucarados como leite em pó e leite condensado.
  • O picolé é um dos alimentos mais comprados na praia, principalmente devido ao calor. Caso vá consumir picolé, de preferência aos de frutas, eles possuem uma menor quantidade de calorias e gorduras, e são mais refrescantes.
  • Caso opte por beber um drink com o pé na areia, lembre-se sempre que as bebidas alcoólicas costumam ter um alto teor de açúcar, calorias e geram um alto nível de desidratação no corpo. Dê preferência aos drinks sem açúcar e consuma com moderação.
  • Não esqueça jamais da sua principal aliada no verão: ÁGUA. É hidratante, o que é ótimo para os dias quentes na praia, e deve ser consumida na quantidade de no mínimo dois litros por dia, podendo até passar dessa quantidade, devido a perda de líquidos através do suor. Leve sempre sua garrafinha e lembre-se de tomar durante o dia.

Aproveite a curtição!!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar: