Uma queixa constante no consultório é a mudança na pele durante a menopausa/andropausa ou nos anos que a antecedem. Frequentemente, os pacientes se queixam de pele seca ou desidratada, coceira, face com pele sensível e irritada, área dos olhos enrugada, rachaduras nos pés e mãos em petição de miséria. Se você se identifica com algum desses sinais continue aqui, pois te daremos um guia para sua solução.

Antes gostaria de esclarecer que existe diferença entre pele seca ou desidratada. As pessoas nascem com a pele seca, normal ou oleosa. Pele seca é uma condição hereditária onde há menos glândulas sebáceas, sendo necessária ajuda na sua lubrificação e integridade. Diferente disso, é a pessoa que nota uma mudança ou exacerbação do ressecamento com a idade, potencializada pelas variações hormonais, ao que chamamos pele desidratada.

A pele envelhecida tem características particulares: é mais fina, o que explica machucados a qualquer esbarrada; tem mais vasos, que justificam os hematomas frequentes, e menos colágeno, portanto menos viço. Ao estar desidratada essa situação se complica, pois  as células se afastam umas das outras e a água de dentro dos tecidos se evapora perpetuando um ciclo desconfortável.

A solução para a pele desidratada engloba pequenas mudanças na rotina, dicas a serem seguidas em casa e alguns procedimentos médicos que revertem essa condição.

Sobre os hábitos, dois são de maior importância: aumentar a ingestão de líquidos, pois o estado de hidratação se reflete no turgor da pele, e usar protetor solar para diminuir a elastose (degradação do colágeno e fibras elásticas da pele).

Em casa, sugiro experimentar a substituição do sabonete pelos óleos de banho (Atoderm óleo de banho/ Nuxe óleo de banho), sempre com o cuidado de haver um tapete antiderrapante,  pois os óleos impregnam a sola dos pés e queremos evitar um escorregão. Caso opte por manter o sabonete, existem fórmulas específicas para pele seca e desidratada (Lipikar Surgras/ Oilatum/ Cetaphil Restoraderm), mas buchas estão proibidas.

Sobre os hidratantes, uma boa dica é a hora de aplicá-los: devem ser usados nos primeiros cinco minutos após o banho, com a pele ligeiramente úmida, assim seu poder de penetração é muito maior. Lipikar AP+M, Nutraplus, Ureadin são ótimas opções. A apresentação do hidratante também deve ser escolhida de acordo com a gravidade do caso: loção para formas leves, creme para moderadas e baume para casos graves.

Mãos requerem cosméticos específicos, que formam uma barreira e não saem com as lavagens frequentes (Cerave Mãos e Barriederm da Uriage), assim como pés ( Ureadin Podos Oil Gel ). Cotovelos e joelhos tendem a ser mais ressecados, onde cremes com uréia podem ser de grande utilidade (Ureadin 20%).

Para a face, o segredo começa na limpeza, onde deve-se dar preferência para loções e cremes de limpeza (Cerave Loção de Limpeza / Toleriane Soin Lavant). Os tônicos à base de álcool são um vilão para peles desidratadas, assim como esfoliações frequentes e escovas de limpeza.

A escolha dos cosméticos deve ser criteriosa, pois com sua barreira afetada, as peles desidratadas são mais propensas a desenvolver alergias. Vitamina C pode e deve ser usada pela manhã, assim como o uso de ácido à noite, mas essa recomendação deve ser feita caso a caso.

Existem ainda procedimentos médicos específicos para espessamento cutâneo, o que leva a maior resistência da pele frente aos estímulos externos (bioestimulação facial). Esse resultado se consegue através da injeção na pele de substâncias que estimulam o aumento de colágeno e elastina, e consequentemente mantém a cútis mais hidratada. É válido para face e corpo.  

O ácido hialurônico também é uma boa opção quando aplicado em sua forma mais fluida, com o objetivo de servir como reservatório de água, tratamento popularmente conhecido como skinbooster. Esse  vale para regiões da face, colo, pescoço, lábios e ao redor dos olhos. 

Espero que as dicas sobre pele seca ou desidratada tenham sido úteis, afinal saúde e beleza andam sempre juntas!

Cinthia Sarkis

10 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar: