Feminismo é um movimento social, filosófico e politico que tem como objetivo direitos iguais entre os sexos. O movimento conquistou, por exemplo, o direito ao voto, à emancipação e o acesso ao mercado de trabalho. Hoje, está mais voltado para a luta contra a violência e o assédio, contra a opressão, a favor de remuneração equivalente à do homem e do direito de escolha das mulheres, seja em relação a seu corpo, filhos, casamento. Enquanto o feminismo busca condições de igualdade entre os gêneros, o machismo é o comportamento que coloca o homem em posição de superioridade em relação à mulher, homossexuais, metrossexuais ou todo homem que se comporte de forma considerada feminina. O equivalente ao machismo é o femismo.

Feminismo foi uma das palavras que me inspirou para criar o FikaConversas. Ao conversar sobre o tema, percebi que cada pessoa tinha uma visão, uma opinião diferente. E mesmo quem achava que conhecia o significado da palavra entrava na conversa fazendo afirmações que não tinham relação com o real significado.

Já participou de conversas onde o interlocutor claramente não sabe o significado do que está sendo dito, mas não quer assumir que não sabe, e fica se defendendo do não saber, levando a conversa a lugar nenhum? Daí a necessidade de entendermos o significado das palavras…

Na medida em que fui estudando e conversando mais sobre o tema Feminismo entendi sua importância histórica e o quanto é relevante a conversa intergeracional, que nos traz novas perspectivas e expectativas sobre o tema. Já conversou sobre Feminismo com outras gerações?

1 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar: