Quando eu trabalhava no Google, na área comercial costumávamos “dividir” os setores da economia em verticais: Health, Retail, Finance, Tech e Education eram alguns deles. Mais de dez anos depois creio que a linha para fazer essas divisões está cada vez mais difícil de traçar e que há uma única base para todas: a tecnologia.

Há um tempo víamos as empresas de varejo migrando para o e-commerce, e hoje fica claro que quem saiu na frente está nadando de braçada, como por exemplo o Magazine Luiza.

Tecnologia

Depois do varejo veio a onda das fintechs, que continua acontecendo até hoje, as grandes taxas dos bancos foram reduzidas com mais players no mercado e menos custos de transação envolvidos. Nessa área o Nubank foi destaque aqui com o seu cartão de crédito sem taxa.

Agora o mundo se volta às healthtechs, empresas de saúde que vão desde a telemedicina à análise do DNA das pessoas. A última novidade foi o Google lançar uma área chamada Google Health, colocando no mesmo ambiente cientistas, médicos, engenheiros e product managers para colaborarem. O que podemos esperar? O trabalho desses profissionais aliado à inteligência artificial e ao big data pode trazer muita inovação na área da saúde.

Agora voltemos aos casos que eu mencionei antes. O Magazine Luiza não para de fazer aquisições, todas ligadas ao mundo da tecnologia. A XP acabou de eleger como CEO da companhia o responsável pela transformação digital da empresa. O Nubank provavelmente vai virar banco e o open banking ( sistema aberto de compartilhamento de informações financeiras) que acontecerá esse ano promete aumentar ainda mais a competição nesse mercado.

Sobre as outras áreas da economia? É só ler o jornal ou outros veículos de mídia que você encontrará os seguintes termos: edtechs (education+tech), martechs (marketing +tech) , proptechs (properties +tech) , femtechs (feminine +tech), logtechs (logistics + tech), entre outros…

Alguém ainda consegue enxergar a linha que eu falei no começo do texto?

1 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Sono
Saiba Mais

O sono e a menopausa

Tem achado difícil ter uma noite de sono reparador e no dia seguinte se sentir novinha em folha? Você não está sozinha.
Romance
Saiba Mais

Romance ideal

Narrativas encantadas da infância confundem nosso aprendizado amoroso com um tipo de romance que só deveria servir pra inspirar. Nada mais.