“Me cansei de lero-lero
Dá licença, mas eu vou sair do sério
Quero mais saúde…”

Se Rita Lee já clamava em 1981, porque não ter mais disposição e vitalidade em 2022? Para espantar a fadiga, a exaustão deste ano e conquistarmos aquele Elã que todos nós sentimos quando somos criativos, a sacada é cultivar a nossa energia vital!

O Nadi Shodhana, ou a respiração das narinas alternadas como conhecemos, é considerado o pranayama mais importante e o mais conhecido dentro da tradição do yoga.

Essa prática é feita por celebridades como Gisele Bündchen e até mesmo Hillary Clinton utilizou a técnica durante a estressante eleição presidencial de 2016.

Normalmente, é praticado para obter os benefícios na saúde, pois ajuda a acalmar o corpo e a mente, traz mais concentração, alivia a ansiedade e melhora o sono e até mesmo a performance dos pulmões, o que já é por si só sensacional.

Mas esta respiração tem uma função muito mais profunda e poderosa: o desbloqueio dos nossos canais da energia vital o que promove a purificação dos elementos do nosso corpo sutil, garantindo assim fluxo de prana (energia vital) através do corpo, melhorando o rendimento da pessoa no plano intelectual, tonificando e mantendo a saúde geral, o foco e a boa disposição.

Os sinais visíveis da purificação do corpo sutil são uma melhora no estado físico, a pele suave e brilhante e muita vitalidade. Excelente para revigorar o sistema nervoso, para desestressar a mente, liberar a tensão e a fadiga acumulada destes últimos anos, uh-la-la!

Mas calma gente, a técnica é simples, é gratuita, está ao seu alcance, mas requer apenas um detalhe importantíssimo: você. Sim, você apenas precisa se dispor a fazê-lo todos os dias e isto não pode ser um impedimento.

Aqui vai o passo -a- passo:

  • Sente-se em uma posição confortável com a coluna ereta e os quadris relaxados. Libere qualquer tensão da sua mandíbula. Feche seus olhos.
  • Una as pontas dos dedos, polegar e indicador -chamamos de jñana mudra- o dorso da mão esquerda fica no joelho esquerdo
  • Use o dedo médio da mão direita para obstruir a narina direita e inspire com a narina esquerda profundamente. 
  • Na exalação, feche a narina esquerda com o mesmo dedo médio e expire pela narina direita.
  • Inspire agora pela narina direita e troque novamente, obstruindo a narina direita e expirando pela esquerda.
  • Essas duas respirações completas são chamadas de um ciclo da Respiração das Narinas Alternadas.
  • Realize de 10 a 20 ciclos desta respiração alternada entre as narinas.
  • Se você começou inspirando pela narina esquerda, você terminará o 20º ciclo expirando também pela esquerda

Se quiser ver o vídeo desta prática, é só ir no insta: @marina_martins_meditacao
Faça todos os dias para obter os benefícios!

Contra-indicações: Nenhuma. Embora uma prática regular de yoga possa resultar em melhor saúde, saiba que ela não substitui o tratamento médico. É importante aprender e praticar yoga sob a supervisão de um professor treinado. No caso de uma condição médica, pratique yoga depois de consultar um médico.

Feliz 2022!!!

“Mas enquanto estou viva e cheia de graça
Talvez ainda faça um monte de gente feliz…”

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Saiba Mais

O preparo

Que dolorosa essa coisa de crescer e aprender a cuidar de si. Mais de mim em decisões, passos e escolhas que levam por caminhos desconhecidos.