“Me cansei de lero-lero
Dá licença, mas eu vou sair do sério
Quero mais saúde…”

Se Rita Lee já clamava em 1981, porque não ter mais disposição e vitalidade em 2022? Para espantar a fadiga, a exaustão deste ano e conquistarmos aquele Elã que todos nós sentimos quando somos criativos, a sacada é cultivar a nossa energia vital!

O Nadi Shodhana, ou a respiração das narinas alternadas como conhecemos, é considerado o pranayama mais importante e o mais conhecido dentro da tradição do yoga.

Essa prática é feita por celebridades como Gisele Bündchen e até mesmo Hillary Clinton utilizou a técnica durante a estressante eleição presidencial de 2016.

Normalmente, é praticado para obter os benefícios na saúde, pois ajuda a acalmar o corpo e a mente, traz mais concentração, alivia a ansiedade e melhora o sono e até mesmo a performance dos pulmões, o que já é por si só sensacional.

Mas esta respiração tem uma função muito mais profunda e poderosa: o desbloqueio dos nossos canais da energia vital o que promove a purificação dos elementos do nosso corpo sutil, garantindo assim fluxo de prana (energia vital) através do corpo, melhorando o rendimento da pessoa no plano intelectual, tonificando e mantendo a saúde geral, o foco e a boa disposição.

Os sinais visíveis da purificação do corpo sutil são uma melhora no estado físico, a pele suave e brilhante e muita vitalidade. Excelente para revigorar o sistema nervoso, para desestressar a mente, liberar a tensão e a fadiga acumulada destes últimos anos, uh-la-la!

Mas calma gente, a técnica é simples, é gratuita, está ao seu alcance, mas requer apenas um detalhe importantíssimo: você. Sim, você apenas precisa se dispor a fazê-lo todos os dias e isto não pode ser um impedimento.

Aqui vai o passo -a- passo:

  • Sente-se em uma posição confortável com a coluna ereta e os quadris relaxados. Libere qualquer tensão da sua mandíbula. Feche seus olhos.
  • Una as pontas dos dedos, polegar e indicador -chamamos de jñana mudra- o dorso da mão esquerda fica no joelho esquerdo
  • Use o dedo médio da mão direita para obstruir a narina direita e inspire com a narina esquerda profundamente. 
  • Na exalação, feche a narina esquerda com o mesmo dedo médio e expire pela narina direita.
  • Inspire agora pela narina direita e troque novamente, obstruindo a narina direita e expirando pela esquerda.
  • Essas duas respirações completas são chamadas de um ciclo da Respiração das Narinas Alternadas.
  • Realize de 10 a 20 ciclos desta respiração alternada entre as narinas.
  • Se você começou inspirando pela narina esquerda, você terminará o 20º ciclo expirando também pela esquerda

Se quiser ver o vídeo desta prática, é só ir no insta: @marina_martins_meditacao
Faça todos os dias para obter os benefícios!

Contra-indicações: Nenhuma. Embora uma prática regular de yoga possa resultar em melhor saúde, saiba que ela não substitui o tratamento médico. É importante aprender e praticar yoga sob a supervisão de um professor treinado. No caso de uma condição médica, pratique yoga depois de consultar um médico.

Feliz 2022!!!

“Mas enquanto estou viva e cheia de graça
Talvez ainda faça um monte de gente feliz…”

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Paraty
Saiba Mais

Dicas da Cris: Paraty

Cris Donadio fez mais uma super lista de dicas, dessa vez com passeios, compras e restaurantes para uma viagem de três dias a Paraty!
Vai passar
Saiba Mais

Vai passar

Uma frase que me acompanhou no tratamento de câncer de mama e até hoje, mesmo nas pequenas dificuldades é: isso também vai passar!
Saiba Mais

Os opostos se atraem?

Deve ser legal na teoria, mas na prática me parece utópico. Um relacionamento entre pessoas absolutamente diferentes sendo um conto de fadas?
Romance
Saiba Mais

Romance ideal

Narrativas encantadas da infância confundem nosso aprendizado amoroso com um tipo de romance que só deveria servir pra inspirar. Nada mais.