Escolhi propor dicas fora das telas. A pandemia aumentou demais nossa exposição a elas, e é importante ampliar nosso repertório para o lazer.
Teatro: Gaslight: uma relação tóxica
Escrita originalmente pelo dramaturgo inglês Patrick Hamilton em 1938, tornou-se uma das peças de maior sucesso da história da Broadway, contando com 1295 apresentações entre 1941 e 1944.
Aqui no Brasil foi o último trabalho do Jô Soares, que assina tradução, adaptação e direção, com colaboração de Matinas Suzuki Jr e Maurício Guilherme.
A peça conta a história de um relacionamento tóxico. O marido se mostrava doce e apaixonado no início do casamento, mas depois se revela hostil e impaciente com a esposa. Sua justificativa é que a mulher apresenta algum desequilíbrio mental, como aconteceu com a mãe dela. A própria esposa duvida de sua sanidade e aos poucos a história revela os abusos psicológicos do marido e suas intenções perversas de adoecer a esposa.
O cenário é feito de uma grande teia de aranha, representando a teia na qual a mulher está envolvida, sem perceber.
O termo foi adotado para descrever manipulação psicológica que distorce e inferioriza o outro, abalando a autoestima e o confundindo a ponto de duvidar de si mesmo.
Tudo isso é explicitado na peça com maestria, e com pitadas de comédia e tragédia.
Livro: I TOMO DAS BRUXAS: Do ventre à vida
Literatura Contemporânea do Feminino
Organizadoras: Marta Cortezão e Patrícia Cacau – projeto Enluaradas
3º coletânea de poesias escritas por mulheres e sobre o universo feminino.
Da subjetividade feminina, a historicidade e militância através da literatura. Um abraço poético entre mulheres do Brasil e do mundo.
Você pode encontrar uma poesia de minha autoria neste compêndio.