Eu estava pensando no tema da minha coluna de Janeiro e me vieram dois assuntos à mente: o significado e  importância da palavra accountability e o início do Governo Biden. 

Começando pela palavra Accountability, não há uma tradução literal para a nossa língua, o que mais se aproxima do seu significado é “prestação de contas”. Para a maioria das faltas graves há a lei, mas restam outras faltas, que por conta da tecnologia tornam-se muito graves e ficam sem punição. Vou usar um exemplo que aconteceu nos Estados Unidos e no Brasil, em escalas diferentes: a deslegitimação do processo eleitoral. Isso vindo de um líder supremo, no caso um Presidente, pode causar danos à democracia e até convulsão social. O assunto se torna ainda pior porque os acusadores não apresentam provas e suas acusações são espalhadas exponencialmente nas redes sociais como se fossem verdades.

ESSA FOTO DO QSHAMAN SE TORNOU O SIMBOLO MAXIMO DA INVASão ao CAPITÓLIO NOS EUA, NO DIA 06 DE JANEIRO

Aqui no Brasil o General Santos Cruz afirma que o Judiciário falha em não olhar para isso. Se uma autoridade questiona a validade do voto eletrônico e o resultado de uma eleição ela deve se basear em fatos, caso contrário deveria responder por uma falsa acusação. Nos Estados Unidos vimos cenas inimagináveis no Capitólio que culminaram em um processo de Impeachment que pode ou não ser acatado. Só o fato de haver um processo de impeachment já é um bom sinal, por demonstrar uma relação causa-consequência que precisa ser respeitada. É um lembrete que os adultos precisam ter responsabilidade sobre o que falam e principalmente sobre as consequências das suas palavras.

Agora voltemos para o Brasil. Estamos em um cenário de pandemia mundial, com prazos incertos de imunização e com a economia em frangalhos. Se não temos vacinas para todos, a melhor prevenção continua sendo o uso de máscaras correto? E se o nosso Presidente sempre minimizou a doença, está quase cem por cento do tempo sem máscara e prega o uso de um medicamento sem comprovação para tratar a doença? Quantas vidas foram colocadas em risco e ações foram influenciadas por essa atitude? Onde está a responsabilização? Onde está a prestação de contas? A observar…

A posse do novo Presidente dos Estados Unidos foi um respiro no meio do caos… Não porque ele encontrou uma solução para a pandemia nem porque ele resolverá todos os problemas dos americanos. Ele apenas admitiu a gravidade da situação, teve compaixão pelos que sofrem e pelos que perderam entes queridos e se comprometeu a trabalhar para que as coisas melhorem, e isso foi grandioso. Há um ditado que diz que só sentimos falta de algo quando nos é tirado. Assim, quando recebemos de volta a verdade, a empatia, a escuta e a humildade pode ser inebriante… Não vejo a hora de sentir isso no nosso país.

0 Shares:
1 comentário
  1. Bem , vc tem a sua opinião e cada um a sua!!! Eu trnho assistido vídeos em que se claramente Bidem em um processo de senilidade… fala sozinho… guarda a caneta e óculis antes de assinar docs… Tem falta de mEmória e muitas vezes as feases não têm lógiCa!!! Desculpe, mas esta eleição foi feita para Kamala!!! E, ele vai sair logo… quem viver, verá! E não acho isto o correto!!! Minha opinião!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar: