Palavras têm altos e baixos, vão e vêm com o tempo. Empoderamento feminino tem sido uma expressão muito usada ultimamente e temos até ouvido pessoas dizerem que estão cansadas dela. Mas não podemos deixar essa palavra de lado nem parar a luta que ela representa. Estamos longe ainda de alcançar um lugar igualitário, apesar de isso estar na pauta desde os anos 1950 e 60. Transformações levam tempo, demandam esforço e energia.
Desdobramento do feminismo, o empoderamento feminino surgiu como forma de conscientização de que a mulher deve tomar o poder para si, valorizando sua força, capacidade, importância e papel na sociedade. Envolve um sentimento de orgulho, nunca de inferioridade, e ações para fortalecer as mulheres. Além do empoderamento feminino, o negro, LGBT e dos idosos, entre outros, também estão em alta.
Vamos, nós mulheres, deixar de ter preconceito e pré-julgamentos com as palavras que nos fortalecem. Vamos trocar ideias e falar sobre Feminismo, que muita gente acha que significa se impor aos homens ou ser mais do que eles, sobre Sororidade, Sexismo, Gaslighting, Mansplaining, e tantas palavras que expressam a atualidade.
Tragam estes temas para suas conversas com amigos, família sempre pensando na forma da conversa, que seja em tom colaborativo e não combativo, com espaço para pensamentos divergentes mas que podem ser complementares.
Vamos jogar conversa dentro?
1 comentário
Acho que há muitas confusões criadas a respeito dessas palavras, diria até que começa com a palavra feminismo, ora confudem com femismo…ora confudem com outra coisa que não há relação. De fato, os termos possuem altos e baixos, mas permanecem ali do mesmo jeito quer queria quer não. A tarefa mais difícil é essa que mencionaste: não devemos fechar apenas fechar os olhos e, o pior, desmerecer as lutas de cada um. É necessário que tenhamos uma certa empatia reflexiva, até porque se os termos existem é por um grande motivo.