Você assumiu o cabelo branco durante a pandemia, que bacana! Mas, como muita gente que fez o mesmo ao longo do último ano e meio, descobriu que isso traz desafios de beleza que vão além de administrar o crescimento da raiz e a mudança da aparência. Conviver com uma textura diferente, controlar o frizz, descobrir como evitar alterações na cor, tudo isso entra na pauta das novas grisalhas.

Para ajudar quem anda lidando com essas questões, conversei com dois profissionais incríveis, a dermatologista Cinthia Sarkis, que, assim como eu, colabora aqui com o Inconformidades, e o cabeleireiro Wilson Eliodorio, um grande pesquisador do universo capilar. Eles me passaram muitas informações interessantes e úteis sobre o cabelo branco e agora quero dividi-las com vocês.

Mas, afinal, o que o cabelo branco tem de diferente?
No processo de embranquecimento, o cabelo perde o pigmento natural, a melanina, responsável por definir a sua tonalidade. Além de mudarem de cor, os fios se tornam mais porosos, mais secos e mais leves – isso porque perdem parte de sua massa, já que os pigmentos também colaboram para dar estrutura à fibra capilar.

Outro alteração que ocorre é que eles ficam mais suscetíveis a manchar. A própria porosidade abre caminho para a poluição, a luz solar, o cloro e até mesmo os pigmentos dos produtos capilares que você usa deixarem o branco amarelado ou avermelhado.

Um último detalhe: cabelo branco é mais sensível a agressões externas. Secador, chapinha e baby-liss têm um potencial de causar danos ainda maior quando se trata de mechas grisalhas.

Como contornar esses problemas?
Fazer hidratações frequentes: esta é a medida número um para lidar com o ressecamento, a falta de maleabilidade e o frizz. A intensidade dessa hidratação pode variar de acordo com a espessura do fio –os mais finos pedem tratamentos mais leves, os mais grossos podem exigir produtos mais densos e potente –, mas ela é sempre necessária.

Na limpeza, é preciso ser cuidadosa. Prefira xampus de ação mais delicada, mais hidratantes, pois assim você evita acentuar o ressecamento que já está ocorrendo. Se sentir que o couro cabeludo precisa de mais de um xampu, faça a segunda aplicação somente depois de proteger o comprimento com um condicionador ou máscara. Assim, você concentra a limpeza somente onde ela é necessária. Depois de enxaguar bem, aplique novamente condicionador ou máscara no comprimento, aí com o propósito original, que é o de hidratar, nutrir e trazer maciez e balanço.

Matizar com máscaras que contenham pigmentos azulados, acinzentados ou arroxeados é uma boa ideia? Sim, desde que você não exagere nesse recurso. O segredinho para o efeito ficar bonito e equilibrado, me explicou o Wilson, é misturar o produto matizador com uma máscara branca na hora da aplicação. A proporção ideal: para cada porção de máscara branca, use ¼ da matizadora. Faça isso, em princípio, uma vez por semana.

Por outro lado, evite cosméticos – xampus, máscaras, leave-ins – que sejam amarelos, vermelhos, dourados. A tendência é que os pigmentos dessas fórmulas se depositem aos poucos nos fios, alterando a sua cor. O ideal é escolher produtos de tom o mais neutro possível quando não estiver usando a sua misturinha matizadora.

Leave-ins são bem úteis para controlar o frizz e aumentar a maciez. Além de trazer ativos hidratantes e emolientes, eles contribuem para deixar a fibra capilar mais preenchida e mais regular, o que faz o cabelo branco ganhar brilho e balanço. Tratamentos pré-xampu – que você pode fazer com um óleo capilar ou um creme à base de proteínas – também costumam ajudar nesse sentido. Espalhe no comprimento pelo menos meia hora antes de lavar a cabeça, para que seus componentes nutritivos e reparadores tenham tempo de agir sobre as mechas.

Uma última dica, esta para a hora de modelar: em vez de usar um secador muito quente, prefira aumentar a intensidade do jato de ar. O dano à fibra capilar é menor. E sempre aplique um protetor térmico nos fios antes da secagem – é essencial para preservar a saúde do cabelo, lembra Cinthia Sarkis.

Minhas sugestões de produtos para ajudar a manter seus brancos lindos e saudáveis:

Kérastase Chronologiste, xampu e máscara – a fórmula contém ácido hialurônico, que ajuda a reter água e melhora a hidratação.

Cadiveu Essentials Anitta Vegan Repair, xampu, máscara e leave-in – combinam óleos de crambe, de girassol e de abacate, que nutrem e selam as escamas dos fios.

Sebastian Dark Oil, xampu e condicionador – com óleos de cedro, argan e sândalo. Hidratam e amaciam sem pesar.

Amend Botanic Beauty (leave-in) – tratamento sem enxágue com óleo de monoï, emoliente, e ativos fortalecedores.

Up2You Proteína Ma-ra (tratamento pré-xampu) – traz proteína hidrolisada de arroz e pantenol, que contribuem para recuperar a fibra capilar.

Sisley Hair Rituel L’Huile Précieuse Cheveux (óleo de tratamento capilar) – alia óleos de moringa, algodão, maracujá, soja e karité, todos emolientes e nutritivos.

L’Oréal Professionnel Nutrifier Glycerol + Óleo de Coco Creme Nutritivo Termo Protetor (protetor térmico) – protege contra temperaturas de até 230 graus e ajuda a manter os fios nutridos e flexíveis.

Eudora Siáge Loiro Expert Máscara Matizadora – com pigmentos violeta, para equilibrar o tom do cabelo branco, e pantenol, que ajuda a suavizar a textura.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Saiba Mais

Simplificando o skincare

Quando falamos em skincare já pensamos em uma sequência sem fim de inúmeros produtos. Mas isso nunca funcionou pra mim. Tem que ser prático!
Par perfeito
Saiba Mais

Par perfeito

Não somos Mães de Santo, mas trazemos seu par perfeito em um clique! Sapatos lindos, macios e 40+, por Cris Donadio e Débora Recife.