Como apaixonada por óculos e, principalmente, por ter tornado o design de óculos uma profissão, sempre tive curiosidade de saber mais sobre a história da criação de um modelo. Os óculos já tiveram diferentes designs desde os primeiros registros de sua existência no Século XIII, quando Tommaso de Modena pintou esse afresco na Igreja de São Nicolau, em Treviso, Itália, no ano de 1325, DC.

Design de óculos

De lá para cá muito design de óculos e muitos tipos de armações foram criados com diferentes materiais, e o que antes era só posicionado no nariz ganha hastes dobráveis no séc XVI. Isso possibilitou o desenvolvimento de modelos mais anatômicos e até hoje, armações que são consideradas atuais, foram beber na fonte de peças produzidas a partir de então.

Mas com certeza você já teve, conhece ou viu alguma mulher usando um dos formatos mais icônicos e atemporais de óculos: o Gatinho ou Cat Eye. Esse modelo foi criado na década de 30 por uma americana chamada Altina Shinasi Miranda, nascida em NY em 1907. Caçula de três filhas de seu pai, Moussa Shinasi, imigrante turco que ficou milionário após a Feira Mundial de 1893, em Chicago, ao apresentar e patentear uma máquina de enrolar cigarros.

Design de óculos

Ainda jovem, Altina vai estudar Belas Artes em Paris e quando volta a NY, vai trabalhar como vitrinista das grandes lojas de departamento na Madson Avenue. No caminho para seu trabalho, sempre passava por um ótica e observava que os modelos de óculos eram sempre do mesmo formato (redondo ou retangular), com o mesmo material, unissex e feios. Não conseguia achar uma armação mais feminina, diferente e com glamour.

Inspirada nas máscaras de arlequim do Carnaval de Veneza, Altina faz um desenho e recorta seu modelo para apresentar às óticas, sua criação que ela chamou de ”Harlequin Glasses”.

Mas nenhuma delas se interessou por achar a peça pouco comercial. Como ela tinha dinheiro, decide construir uma fábrica para produzir seus óculos. Até que a ótica Lugene decide apostar nesse novo modelo. Uma das vendas foi para Clare Booth Luce, escritora e embaixadora americana na Itália.

Clare passa a circular na alta sociedade nova iorquina com seus Harlequin Glasses e o sucesso foi imediato! Em 1939, Altina recebe o Lord & Taylor Award pelo design e, pela primeira vez, uma armação de óculos é elevada à categoria de acessório de moda.

As vendas dispararam e os Harlequin Glasses chegaram na costa oeste e as atrizes de Hollywwod adoraram o modelo. Era fácil ver Marylin Monroe e outras atrizes atuando em filmes ou usando na vida real, uma peça no solar ou receituário.

Em 1940, Altina vende a fábrica e se muda para a Califónia para fazer artes plásticas. Faz quadros, murais, esculturas, móveis. Em seu terceiro casamento, ela se muda para Washington DC e faz um documentário com seu marido Charles Carey , o “Interregnum”, que ganhou o Leão de Ouro de Veneza e uma nomeação ao Oscar em 1960! Altina morre aos 92 anos de um enfarto em sua casa em Santa Fé e até esse momento ela continuava a produzir arte!

Que mulher! Essa pintora, escultora, empreendedora , cineasta, ativista dos direitos humanos com uma história incrível só poderia ser fonte de inspiração para a criação do quarto formato da minha marca Caxpecs, os Cax Arlequin.

Por isso, por trás de um bom design de óculos, sempre tem uma ótima história!
Cax

4 Shares:
3 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar: