Hello turma!!! Quero compartilhar com vocês os livros que passaram no meu radar nos últimos tempos. Se ler é ter a oportunidade de viver muitas vidas, eu, como geminiana curiosa e que detesta monotonia, mergulho fundo nessa experiência maravilhosa. Recentemente li dois clássicos da literatura universal, de fácil leitura, que podem animar quem quer começar a desbravar esse mundo mágico.

O primeiro deles é “O eterno marido” de Fiódor Dostoiévski. Um romance curto, com uma trama perfeita, que surpreende do começo ao fim, com pitadas de humor e suspense. Como o próprio título sugere, o eterno marido é a figura do homem que é incapaz de viver fora de sua condição marital, independentemente das circunstâncias. Gira em torno do adultério feminino, um tema para lá de moderno, considerando que o livro foi escrito em 1870. Para quem não quer se jogar no volumoso “Crime e Castigo”, esta obra é uma ótima escolha.

O segundo clássico é “Crônica de uma morte anunciada” do meu queridinho Gabriel Garcia Marques. Também é um romance enxuto, sobre um acontecimento ocorrido em uma pequena cidade, que aborda o tema das casualidades e fatalidades que permeiam a existência humana. Uma pérola imperdível de Gabo.

Como é sempre bom diversificar o repertório, o terceiro livro que li e amei foi “Baratas” da Scholastique Mukasonga. É um relato autobiográfico em que a escritora ruandesa escreve de maneira corajosa e sem concessões sobre o genocídio dos tutsis pelos hutus, sob o olhar indiferente da comunidade internacional. Baratas era a designação que os hutus davam aos tutsis, que eram humilhados, perseguidos e mortos pela etnia rival. Apesar de tratar de um tema pesado, a escritora abre suas feridas, com muita sensibilidade e delicadeza. Leitura obrigatória sobre uma barbárie tristemente moderna.

Boa leitura, inconformadas e inconformados!!!

0 Shares:
2 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Saiba Mais

Muito prazer, Renata Rea

Minha história profissional é como um romance: mudei algumas vezes de rumo, larguei tudo para trás e vou contar um pouco para vocês.
Eclipse lunar
Saiba Mais

Eclipse lunar em Touro

Eclipse lunar sempre ocorre em dias de Lua cheia, quando nossos humores ficam tomados por grande expansão emocional. Alquimia pura!
Janeiro Branco
Saiba Mais

Os meus janeiros brancos

No Janeiro Branco, o relato sobre como é conviver com uma pessoa na família com Síndrome de Tourette e mais filmes e séries sobre o tema.