Mousse de chocolate

Os rituais de uma família são como um porto seguro, um lugar de conforto e amor que nos gera uma sensação de pertencimento. 

Minha família gosta de comer, e como gosta. Não é por acaso que aos quase 40 resolvi estudar profissionalmente gastronomia e logo em seguida nutrição. 

As influências dos nossos pais e seus rituais nos moldam e definem boa parte dos nossos caminhos. Minha mãe, a Dona Vera, Veruska, Vé, se comunica através de seus pratos, eu adoro receber pessoas e ver uma mesa linda montada, criar receitas me gera este falado pertencimento.

Minha filha Victoria, a Vicky, tem uma forte conexão com a família e com a cozinha. Virginiana delicada, me supera em food styling, seus pratos são sempre finalizados com todo amor e carinho. Ela virou a doceira da família, toda mágica e com seu perfeccionismo e doçura revelados a cada doce e a cada prato. 

Sua receita preferida é uma mousse de chocolate que eu aprendi com amigas, cada uma foi mudando um ingrediente. Desta forma surgiu a mousse de chocolate da Renata e da Vicky.

Meus toques especiais, reduzi o açúcar, adicionei mel, e temperei com canela ou um mix de especiarias de pão de mel que pode ter canela, cravo, cardamomo, erva doce ou funcho e gengibre. Existem mixes prontos ou você pode criar o seu. 

Neste mês das mães, relembre de seus rituais. Traga algo da sua família para sua mesa. Que este legado nos aconchegue. E quem sabe você incorpora a nossa mousse nas receitas da sua família?

Mousse de chocolate

250 g chocolate amargo 

100 g manteiga sem sal (ou óleo de coco)

6 gemas

9 claras

4 coheres de sopa de açúcar demerara ou mascavo (se quiser pode usar o açúcar branco)

1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

2 colheres de sopa de whiskey ou cachaça ou licor (opcional)

1 colher de chá de canela ou mix de especiarias de pão de mel (opcional)

1 colher de sopa de mel (opcional)

PREPARO

1. Derreter o chocolate com a manteiga e deixar amornar (pode fazer em fogo bem baixo ou banho maria, até no micro mexendo de 20 em 20 seg)

2. Colocar a baunilha, mel e especiaria (canela ou mix) e misturar novamente

3. Peneirar o açúcar mascavo pu xilitol e em uma batedeira, bater com as gemas

4. Misturar um pouco da mistura de gemas na mistura de chocolate. Coloocar o restante e deixar bem homogêneo

5. Bater as claras na batedeira até ficarem firmes

6. Incorporar 1/3 das claras delicadamente. As claras dão a leveza da mousse! Adicionar mais 1/3, e depois o último 1/3.

7. Colocar para gelar.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
maes-mas-inconformidades
Saiba Mais

Mães más

Há uma película anti-defeito quando o assunto é a mãe brasileira. Espécie de instituição sagrada , daquelas que…