Onde o vento dobra a esquina do Brasil? Onde começa a maior rodovia do país? Onde a maré baixa conta os segredos do mar?
Texto e fotos por Deva Heberlê (@deva.heberle)
Esqueça lugares badalados. Na busca de tranquilidade e um lugarzinho para namorar vá a “esquina do Brasil”, vá para Touros, no Rio Grande do Norte. Por lá, tem uma teoria local de que essa teria sido a primeira terra a ser pisada pelos colonizadores portugueses no Brasil, pelo menos a dois ou três anos antes de Cabral chegar em Porto Seguro, em 1500.
Penso que faz sentido a teoria do povo de Touros e, se não fizer, o bom mesmo é que essa cidadezinha potiguar reúne tudo que a gente precisa para relaxar: mar de temperatura maravilhosa, praias com pessoas a contar nas duas mãos, um centrinho cheio de lojinhas e gente hospitaleira. Pronto, assim é Touros, a 85 km de Natal e a 5 mil km da Europa – distância que reforça a teoria local da chegada dos portugueses no país.
Bons restaurantes, uma igrejinha, o Forte dos Reis Magos, ruas estreitas e decoradas com sombrinhas, pousadas e um resorts certamente agradam a todos os gostos e bolsos.
Se você, como eu, curte a natureza, vai gostar de ver parte da vida marítima se movimentando na maré baixa. O Rio Grande do Norte é acolhedor e eu poderia ficar contando outras histórias, entre elas a que começa em Touros o Marco Zero da BR 101, a rodovia que vai até o Rio Grande do Sul, cortando o país em uma extensão de quase 5 mil quilômetros. Se um dia você decidir férias 100% relax, vá para a “Esquina do Brasil “(como é chamada a curva que tem o litoral brasileiro onde se localiza Touros) e esqueça o relógio, a tv e tudo que estiver fora das terras potiguares.