Sete vidas tem um gato. E quantas vidas pode ter uma mulher à busca da felicidade? Ao decorrer do tempo aprendi isso. E prometo que te conto, um dia. Ou você já sabe? Acredito que não, pois, antes de ser no mínimo uma sessentona como eu, não é possível saber. Mesmo porque esse fato diverge de mulher para mulher, muito antes de se tornar uma sessentona.

Eu, que já fui prima pobre, prima feia, prima burra, prima corajosa, prima porra-louca, prima bicho-grilo, prima yuppie, prima doente, prima ousada e finalmente prima feliz, tive até agora no mínimo dez vidas. Todas essas vidas foram cheias. Às vezes cheias de alegrias, às vezes cheias de amor, ou de tristeza, solidão, medo e angústia, mas, juro, cheias!

Minha primeira vida, a de prima pobre, se deu pelo fato de eu ter tido como pai um alemão nato numa família de médicos, que viu seu estudo ser interrompido por duas vezes: a primeira devido a ter que lutar na Segunda Guerra Mundial. A segunda quando seu pai, que havia após a guerra emigrado para o Brasil e se estabelecido em Juiz de Fora, MG, doente de câncer e no final da vida, o chamou para despedir-se.

Ele veio de navio e se apaixonou pela minha mãe, que logo ficou grávida do meu irmão mais velho. A volta para a Alemanha foi sendo adiada, os dois se casaram e meu pai começou sua carreira de fotógrafo social, que não foi bem-sucedida. Vieram outros filhos e entre eles, em 1960, eu. Vieram outras tentativas da parte do meu pai de empreender. Mas o sucesso nunca veio. Assim, era eu a prima pobre.

Como prima pobre e filha de um pai sonhador e irresponsável e uma mãe completamente submissa, fiz a escola primária em seis escolas e em seis cidades diferentes: de Juiz de Fora a Olinda, passando por Goiânia, em Goiás e Joao Pessoa, na Paraíba… Crianças que mudam de cidade com frequência têm dificuldade de fazer e de conservar amizades. E sofrem com a solidão, muitas delas mesmo anos depois, quando adultas. Assim como eu, que só consegui vencer esse demônio poucos anos atrás.

Mas quem é prima pobre tem tios ricos. E esses podem ser generosos. Eu tive sorte! Uma tia alemã, rica, claro, fez um complô a meu favor, e convidou-me para ir morar com a sua família na sua casa fantástica em Santa Tereza, no Rio de Janeiro. Nós morávamos na época em São Paulo, minha mãe já havia se separado do meu pai há anos, eu já namorava firme um homem muito mais velho que eu e tinha aceitado seu convite de casamento com um único propósito: mudar de vida, sair de casa.

Eu, que já trabalhava desde os 13 anos em horário integral numa drogaria e estudava à noite, vi nesse convite a minha chance: e aos 17 anos deixei, cheia de medo, mas com a maior coragem, o colo materno. A proposta da minha tia: eu não trabalharia mais, só estudaria, curso técnico de secretariado, alemão, inglês. Tudo custeado por uma vaquinha na família. Com direito a ir para a casa de uma outra tia, na Alemanha, quando eu estivesse falando bem… Mostrei a todos que era também a prima corajosa e fui. Nesse momento quitei com a minha primeira vida e abri as portas para todas as outras vidas que ainda estariam por vir…

Cheias de episódios engraçados, tristes, curiosos, felizes e intrigantes, até me transformar nessa sessentona feliz. E se você quiser, vou te contar aqui em doses homeopáticas. Quer? (Você pode deixar sua resposta no espaço para comentários logo ali embaixo.)

0 Shares:
95 comentários
  1. SUSANNE, COMECEI A LER SEUS ESCRITOS AGORA !
    E, claro, fiquei curiosa com os próximos capítulos que irei ler já já.
    duas coisas nesse teu primeiro relato, me chamaram a atençaO: nascemos no mesmo ano – 1960 e, estudamos em mutos colégios e mudamos muito de casas na primeira fase da vida.
    Eu, estudei em 11 escolas e morei, ate me casar aos 21 anos, em 17 casas!!!!
    mas sabe que isso tudo me deu muita flexibilidade, ferramentas de adaptabilidade e uma grande bagagem?
    também escrevo aqui 1 vez por mes!
    outra coisa em comum !!!!

  2. Susanne, que história incrível! Estou gostando muito de ler um pouco sobre sua vida e os obstáculos enfrentados. TENHO CERTEZA que tudo isso fez de você uma pessoa forte e determinada.
    Fiquei feliz em encontrar você na rede social (Fui aluna sua em Baia Formosa/RN – Inglês). Grande abraço!

    RESPONDER

  3. Susanne, que história incrível! Estou gostando muito de ler um pouco sobre sua vida E os obstáculos enfrentados. TENHO CERTEZA QUE tudo isso fez de você uma pessoa forte e determinada.
    Fiquei feliz em Encontrar você na rede SOCIAl (a professora de Inglês de Baia formosa/RN). Grande abraço!

    1. Minha querida que História incrível !
      Você é uma mulher grandiosa , contar sua história nos inspira , impulsiona Para uma dose de felicidade .

  4. Li com Muito carinho e atenção e acabeo de conhecer melhor minha segunda mãe, agora intendo o porque de nos acolher e tentar a qualquer preço nos proteger.
    Muito obg por tudo que fez por cada uma de nós.

  5. Susanne, te acompanho pelo Instagram , adoro suas postagens E a conheço um pouquinho através da MEIRE e PETER que te elogiam bastante. Já a achava INSPIRADORA e agora ainda MAIS! Estou curiosa para a continuidade das outras vidas!!

  6. Querida Susanne! Adorei seu texto! CoNheço vc hÁ tantos Anos, mas nao conhecia esta historia… a tia rica sim, conheço! A maior riqueza dela é a energia e disponibilidade para a familia que tem, até hOje!
    E Vc é uma Guerreira! Que bom que vc encontrou a felicidade! Vc merece!! Continue assim!

    1. Querida marília, muito bom que gostou. E veja que vem mais história por aí. Fique atenta… Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa e informativa aqui. Um beijo!

    1. Lucia, obrigada! Vem mais história da minha vida por aí! Fique atenta! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Um beijo!

  7. Grace claro que quero saber mais. Te admiro e sei que sempre é bom saber as histórias que transformam as pessoas.
    Histórias verdadeiras nos inspiram. Parece até que já te conheço.
    Um grande abraço

    1. Bom que tenha gostado, Vera. Fico Feliz. E vem mais episódios da minha vida por aí! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa para ler aqui. Um beijo!

    1. Querida, “filha”! Que bom ver você aqui e que tenha gostado. Daqui a uns dias tem outro episódio. Sabe que fez parte da minha história de forma importante e dedicarei um episódio só para as minhas “meninas”. Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Um beijo!

  8. Adorei saber mais, sovre ESTÁ parte da sua vida e quero ler mais, sei o quanto vc é batalhadora e sei o tamanho do seu coração!
    Saudades Mammis

    1. Oh, Kelly! Uma das minhas „filhas“! Sabe que sErei eternaMEnte grata! VOcês terao um espaco na minha hist aqui! Tem mais vindo por aí! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Um beijo!

  9. AdOrei ler esta parte Da Sua HISTÓRIA, de certa Forma acOmpanhei e vivi de perto um pouco dessa historia, fico muito feliz em ver a pessoa fabtastica que vc se trAnsformou e agradeço por todo apoio na época que morei com você, sou seu fã e pode contar comigo sempre, continue sua histÓria!🥰🥰🥰

    1. Que bom que gostou, Adriano. Tem mais história vindo por aí e você tem o seu lugar nela… Me acompanha aqui. Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Também para a sua gata!Um beijo!

    1. Obrigada, fico feliz. Fique ligada aqui, Vem muito mais história por aí! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Grande abraço!

  10. Boa tarde SUSANNE!! Adorei ler o primeiro capítulo da sua história maravilhosa 🙂 Faço parte do grupo de mulheres arrasadoras e fiquei inspiradíssima pela sua história!! Deixo um grande beijinho do Porto, Portugal ❤️

    1. Um beijo para portugal! Obr por me apoiar aqui. Aguarde, Vem muito mais história por aí! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Grande abraço!

    1. Carla, obrigada! Vem muito mais história por aí! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Grande abraço!

    1. obrigada! Vem muito mais história por aí! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Grande abraço!

    1. É a vida! Tem mais história vindo por aí! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Um beijo!

    1. Obrigada, Rose! Fico feliz que Gostou! Tem mais história vindo por aí! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Um beijo!

  11. Micheline, que bom que gostou. Sim, vem mais história minha por aqui. Se inscreva no NEWSLETTERs, assim nao perde um artigo – mUita coisa boa aqui. Um beijo!

    1. JaQueliNe, obrigada! Tem mais história vindo por aí! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Um beijo!

    1. Obrigada! Tem mais história vindo por aí! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Um beijo!

    1. ObrigaDa! Tem mais história vindo por aí! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Um beijo!

  12. Nossas Vidas,, sEMPRE DOÍDA, SEMPRE vividas, de filhas passamos a ser mãe, e nem se quer existe uma escola para tal função , encaramos todos os desafios de peito aberto,
    Viva a GARRA e todas as facetas das Mulheres .
    Parabéns pelo artigo, Amei e me identifiquei muito

    1. Cris, vidas têm histórias… Amei você ter gostado de ler e ter ficado curiosa. Vem mais por aí, você nem imagina! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Um beijo!

    1. Eduarda, Obrigada pelo seu comentário. Que bom que gostou! Vem mais história por aqui… Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa nesse site. Grande abraço!

    1. Rosaura, que bom que você gostou! Obrigada pelo seu comentário. Vem mais história por aqui… Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa nesse site. Grande Beijo!

    1. Sandra, que prazer saber que você gostou! Obrigada pelo seu comentário. Vem mais história por aqui… Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa nesse site. Grande abraço!

    1. Carla, obrigada! Vem muito mais história por aí! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Grande abraço!

    1. Alessandra, muito obrigada pelo seu apoio. Quero inspirar. Nem se for para mostrar os erros que não devem ser feitos. Fico feliz que gostou de ler! E vem mais história por aí! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Grande beijo!

  13. Amiga!!!! Desde que te conheci no Instagram te achei interEssante e simpatica ate Que resolvi puxar conversa! Amei sua historIa e estou curiosa para saber soBre suas outras vidas!!!

    1. Que bom que gostou, Udi. Sim, o insta nos uniu. E veM mais história por aí! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Um beijo!

    1. Que bom que gostou, Miriam. Tem mais história vindo por aí! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Um beijo!

    1. Norma, muito obrigada pelo seu apoio. Fico feliz que gostou de ler! E vem mais história por aí! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Grande abraço!

  14. Agora fiquei mais curiosa ainda sobre você e suas vidas! Parece uma gata! No final vou contar se tem as 7 vidas ou mais! Rsrsrs
    Sabia que seria uma experiência e tanto dar aulas de passarela para você. E lá vamos nós! Cada vez mais desafiando a tudo e a todos. Parabéns! 😘

    1. Linda Veronica, as vidas têm histórias… Amei você ter gostado de ler e ter ficado curiosa. Vem mais por aí, você nem imagina! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Um beijo!

  15. Susanne, claro que quero saber mais dessa vida cheia de episódios interessantes. Adorei seu relato. Acho muito corajoso lembrar e contar nossa história. Amei, Susanne.

    1. Solange, muito obrigada pelo seu apoio. Fico feliz que gostou de ler! E vem mais história por aí! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Grande abraço!

    1. Carol, obrigada pelo seu apoio. Que bom que gostou de ler! E vem mais história por aí! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Grande abraço!

    1. Ah, Monica querida! Tem muita história vindo por aí! Que bom que gostou de ler! Obrigada pelo seu apoio. Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Grande beijo!

    1. Essa linda aqui mora no paraíso onde fui muito feliz! Que bom que gostou de ler, Cíntia. Vem mais por aí… Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui, mesmo para você, que é mulher novinha. Grande beijo!

    1. Obrigada pelo apoio, minha linda. Sabe que mora no meu coração. Você faz parte da minha história, querida. Fico feliz que gostou de ler. Vem mais por aí… Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui, mesmo para você, que é mulher novinha. Grande beijo!

    1. Obrigada pela força, Gloria. Fico feliz que gostou de ler. Vem mais por aí… Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui, como você já sabe… Grande beijo!

    1. Clau, que prazer saber que você gostou! Obrigada pelo seu comentário. Vem mais por aí… Você já deve ter se inscrito para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui, você sabe! Grande beijo!

    1. Que bom que gostou de ler, Vânia. Obrigada por comentar. Vem mais por aí… Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Grande beijo!

    1. Obrigada. Fico feliz que gostou de ler. Vem mais por aí… Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Grande beijo!

      1. Alem De linda por fora, linda por dentro.
        Adorei ler e quando a pandemia melhorar farei uma visitaa a alemanha e te convidarei pra tomar um cafe!
        Por ora, saude e vida longa cheia de historias è o que te desejo…
        Com carinho
        Keila

        1. Que natav ser Tomar um CAFÉ com voce e conversar, conversar, conversar… Enqzsnto isso, ficamos por aqui, juntas. Tem mais história vindo por aí! Você pode se inscrever para receber as newsletters – assim não perde um artigo. Tem muita coisa boa aqui. Um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Saiba Mais

Órfã

Encontrei um bairro inteiro às escuras, depois que saí da sua casa. Da guarita, o porteiro me informa…