Muito além de hormônios – como se cuidar no climatério e na menopausa

Muito se fala de hormônios na menopausa, da importância de fazer ou não fazer reposição hormonal, qual a melhor forma. Os cuidados com a saúde vão muito além de hormônios, precisamos acordar para a realidade – os excessos que anteriormente eram revertidos rapidamente ou mesmo passavam sem causar maiores estragos, agora tem um efeito devastador. Envelhecer com felicidade não pode estar dissociado de envelhecer com saúde. 

Na fase em que muitas de nós gostariam de desacelerar e poder descansar, viajar e curtir a vida, vemos uma legião de mulheres ativas trabalhando, empreendendo, se reinventando para mais 20 a 30 anos de trabalho. A maturidade pode trazer anos de produtividade, momentos de prazer, realização profissional que talvez você ainda não tenha conseguido conquistar ou novos desafios para marcar as décadas por vir. 

Sim, vamos viver mais e precisamos estar devidamente equipadas para vencer uma tendência natural do nosso corpo, para combater as doenças e mal estar que acontecem com o passar dos anos, é preciso despertar, mudar o foco de alguns prazeres, desenvolver uma estratégia nova. Minha vida hoje é dominada por este assunto, pesquiso sobre como combater aquela gordurinha, melhorar o sono, diminuir colesterol e glicemia, ter mais energia e disposição, melhorar neurotransmissores de bem estar, prazer, ação e relaxamento. 

A palavra de ordem é consciência, já sabemos que existem recursos para viver melhor. Melhorar sono, alimentação, hidratação, stress, atividade física, espiritualidade vão trazer este cenário que desejamos e merecemos. Repensar relações, alimentos e atitudes tóxicas, investir mais em você se cercando de profissionais competentes, alimentos e suplementos de qualidade, investir em terapias e bem estar. Quebrar velhas crenças de que eu não consigo, eu não posso, não vai dar certo. 

Fica este questionamento tão importante e incômodo, sim, hoje eu vim para provocar você  – como suas escolhas vão impactar seus próximos anos de vida? Não podemos alterar as decisões que ficaram no passado, mas podemos desenhar um presente e um futuro onde a passagem do tempo seja mais agradável. Desacelerar o relógio é possível? Vamos descobrir juntas? 

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Sou a Claudia Arruga Inconformidades Maturidades
Saiba Mais

Sou a Claudia

Filha mais velha de nove irmãos, cresci com seis irmãs dignas de um universo  de Almodóvar e Fellini.…
Saiba Mais

Temporada de Natal

2023 será meu primeiro ano como matriarca da minha pequena família. Resolvi fazer desse Natal um degrau para o meu projeto de transformação
Saiba Mais

Um dia de cada vez

Se alguém, em fevereiro de 2020, te dissesse que o mundo iria parar você acreditaria? Eu, com certeza, daria uma grande risada.