Houve um tempo em que a disputa entre o deus do mar Posseidon e Atena, deusa da sabedoria, para saber quem seria o deus protetor de uma mesma cidade na Ática, foi arbitrada por Zeus, senhor do Olimpo.

Posseidon ergueu o tridente e bateu com força na pedra, fazendo jorrar dela uma fonte de água salgada. Atena por sua vez, ergueu a lança dourada e, com uma pancada no chão fez brotar seu presente: a oliveira cujos frutos haveriam de servir para alimentar o povo da cidade e produzir óleo para iluminar, curar e servir ao homem de inúmeras formas.

Não é preciso contar o final da história.

Mas é sempre bom lembrar que nesses tempos de novos hábitos de cuidados com a saúde, e, desde a antiguidade, o ouro líquido tem sido um grande aliado. Como alimento, o azeite de oliva extra virgem além de ser delicioso puro, faz harmonizações com diversos pratos salgados ou doces – sim! Azeite de oliva em sorvetes, por exemplo, ficam um espetáculo.

E possui uma porcentagem significativa de biofenóis (ou polifenóis). Estes ajudam a prevenir doenças vasculares e cardíacas em função da qualidade de sua gordura; ajudam a prevenir o diabetes pois melhora o controle glicêmico; ajudam a reduzir a incidência de câncer, particularmente do câncer de mama e ajudam ainda a prevenir doenças neurodegenerativas.

Continuando a longa lista de benefícios, os óleos das olivas hidratam cabelos, cutículas e a pele. Servem como demaquilantes, realçam cílios e sobrancelhas além de serem bons coadjuvantes nos tratamentos contra celulites. Mas vamos falar de bem-estar, de auto-cuidado, de prazer …

Para massagens corporais, dizem os antigos, nada melhor do que aquecer um pouco de azeite velho e massagear o corpo provocando a transpiração pela aceleração sanguínea. Assim se eliminam toxinas, células mortas, o cansaço e as dores musculares.

Eu, diferentemente dos antigos, faria esta receita com azeite de oliva extra virgem e, novo! E pensando em prazer, esta massagem poderia ser uma boa proposta para você e sua cara metade se exercitarem e se auto-cuidarem.

Descobriu-se recentemente que as gorduras presentes no azeite de oliva, são as mesmas que formam o nosso tecido adiposo. Instintivamente, nossos antepassados já sabiam disso.

No Antigo Egito o azeite de oliva já era utilizado em rituais de beleza, em máscaras faciais ou corporais, unguentos e banhos e, desde século IX , os savons de Marseille produzidos na cidade do mesmo nome com o suco das azeitonas, água salgada do mar Mediterrâneo e cinzas alcalinas de plantas marinhas são objetos de desejo.

Nos tempos antigos, os responsáveis pelas provisões dos mosteiros acreditavam que azeitonas e azeites eram eficazes no restabelecimento do equilíbrio adequado dos humores corporais (seja lá o que isso signifique) e, algumas vezes, o prescreviam contra impulsos violentos ou impulsos sexuais. Já as esposas, ministravam azeite de oliva aos maridos para livrá-los das artimanhas e encantos das prostitutas.

Fato é que o ouro líquido tem desde sempre usos diversos com intensões pertinentes ou improváveis e vem, ao longo dos tempos atendendo necessidades inúmeras de homens e mulheres.

E, como falei em azeite de oliva, auto-cuidado e prazer, finalizo lembrando que o suco das azeitonas é também considerado afrodisíaco. Há um ditado grego que diz em tradução livre: coma azeite de oliva para gozar à noite; coma manteiga para dormir profundamente.

E eu acrescento: além de comer, use azeite de oliva também para lubrificação vaginal. O ouro líquido, como disse Alissa Mattei – química, consultora e dirigente da Casa Montecucco na Maremma, Itália – contém os mais profundos mistérios da natureza.

Use sem moderação!

6 Shares:
5 comentários
  1. Que texto maravilhoso…!!! Um belo palavrar regado com o dourado do azeite, que nos convida à experimentação dos afetos e sabores que nos atravessam… Adorei!!!
    Gostaria que essa alquimia dourada virAsse uma coluna fixa!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Madura
Saiba Mais

Madura

Às vezes rola uma ausência de companhia, carinho, afeto, mas não tenho maturidade para esperar uma pessoa que ainda não está madura como eu.
Primeira transa
Saiba Mais

Surpresas da primeira transa

Estava animadíssima com o novo boy magia. Sem dúvida não via a hora da primeira transa. E no momento em que ele se virou eu tive um choque!
Prataria
Saiba Mais

Prataria

Foi a transição dos cabelos e pentelhos brancos que me levaram a essa reflexão. Sou uma mulher grisalha mas com muita lenha pra queimar.