Ainda dá tempo de contar para vocês como a alimentação pode ajudar a prevenção do câncer de mama. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), em torno de 80% a 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas.

Este número nos choca, pois sempre estamos buscando causas genéticas para todas as doenças – uma forma de tirarmos o peso das escolhas que fazemos, do ambiente em que estamos inseridos e da forma que lidamos com nosso stress – será que nossa saúde já está com seu destino desenhado ao nascermos?

Meditação e manejo de stress devem fazer parte de nossa rotina diária, assim como sono de qualidade, atividade física, ter momentos de prazer com hobbies saudáveis e que nutram corpo, mente e alma.

Nos alimentamos de água, comida, pensamentos e sentimentos. Como dar mais cor a nossa vida? Nós nutricionistas falamos muito do prato colorido, de como os pigmentos dos alimentos podem ajudar na manutenção da saúde e prevenção das doenças. Cada uma daquelas cores lindas de cereais, leguminosas, frutas, legumes e verduras tem um porque de existir, seja a maneira do alimento ter energia, seja como proteção a agressores externos.

No nosso corpo as cores, fibras dos vegetais tem poder de nutrir, destoxificar, agem como anti inflamatórios, anti oxidantes. Ao diminuir a inflamação e o stress oxidativo (produção de radicais livres em níveis maiores que o natural do nosso corpo), estes alimentos são um arsenal de aliados para nossa saúde.

Algumas dicas ao escolher e preparar seus alimentos:

  • Procure consumir vegetais orgânicos sempre que possível, o teor de nutrientes deles é superior ao dos convencionais.
  • Prefira carnes magras e evite comer sempre o mesmo tipo de proteína – rotacione entre peixe, frango, carne, ovos, leguminosas (feijões e afins)
  • Não queime sua comida – evite comer tudo preparado no forno – o torradinho dos alimentos aumenta o risco de câncer. Para evitar excessos varie o preparo dos alimentos entre crus, no vapor, cozidos, assados e grelhados. Marine suas carnes em ácidos – limão, laranja, vinagre, vinho (o álcool vai evaporar) para diminuir estes compostos indesejados.

Lembre-se, ao sentar-se para comer, respire, não coma em momentos de tensão e evite celular, tv, na hora de se alimentar.

Estou sempre aqui para compartilhar dicas de saúde com vocês.

Um beijo da nutrichef!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Madeixas
Saiba Mais

Madeixas pra que te quero

A impossibilidade (ou cautela) de não ir ao cabeleireiro é motivo para olharmos para a mulher linda que existe debaixo das fartas madeixas.
Saiba Mais

Simplificando o skincare

Quando falamos em skincare já pensamos em uma sequência sem fim de inúmeros produtos. Mas isso nunca funcionou pra mim. Tem que ser prático!
Saiba Mais

Lábios hidratados

Os lábios sofrem bastante com tempo seco! Então seguem indicações de produtos hidratantes e regeneradores pra usar antes do batom.
Saiba Mais

Veste pra você!

Não há limites para criatividade e tampouco para quem deseja vestir uma peça linda de moda íntima, que destaca exatamente o que se quer usar.
Saiba Mais

Ganho de peso e a menopausa

Nada como uma experiência pessoal para contextualizar esse tema médico que é o ganho de peso e o acúmulo de gordura abdominal na menopausa.