Recentemente fiz um Reels no meu perfil @caxfigaro usando uma armação, metade amarela e metade roxa, e perguntei para a seguidoras se elas só usavam armações pretas e/ou tipo tartaruga. Recebi muitas mensagens elogiando a peça, que as cores eram bárbaras, mas não fiz uma venda rápida como faço quando posto peças em tons pretos ou tartaruga!

Acetato

Sim, eu sei que são as cores mais fáceis de usar pois a maioria tem tons neutros ou escuros no armário. Mas porque essas cores são a maioria? Por que usar outras cores parece um tabu para muitas mulheres? Talvez o ambiente de trabalho não permita um vestuário colorido. Talvez os tons neutros transmitam proteção, como um escudo para evitar a expressão de sentimentos.

Será que usar rosa-chiclete, verde-limão, amarelo-ovo, turquesa, lilás, violeta não é permitido após os 40 anos por remeterem remetem à infância ou adolescência não condizendo com uma mulher adulta?

Ao envelhecermos, parece que as cores ficam em segundo plano, pois temos a falsa crença de que não temos mais idade para usar roupas coloridas e que o preto emagrece! Quem disse?

Na minha opinião não são as cores que nos emagrecem e sim tipos de tecido! Se usamos tecidos com caimentos mais retos, mais estruturados, menos fluidos a tendência é nossa silhueta alongar. A mesma coisa vale para certos tipos de estampa e se ficam melhor na parte de cima ou de baixo do nosso look. Há truques de styling que ajudam nesse processo e uma boa consultora de estilo pode ajudar, muito mais do que eu.

Acetato

Mas a cor em si tem o poder de dar mais vida, energia, movimento, calor e o oposto, transmitir opacidade, tristeza, frieza, introspecção. Elas não emagrecem. Essa ideia atrelada à frase “não tenho mais idade para usar cores” parecem ser os motivos para que o preto e outros tons neutros estejam nos armários com mais constância.

O fato é que algumas mulheres têm muito receio ou insegurança de usar cores nas roupas. Até conseguem colocar colares, brincos ou anéis mais coloridos, mas, no quesito óculos continuam presas no acetato pretos ou tartaruga para acompanharem as roupas nesses tons. Algumas até se aventuram no acetato vinho ou marrom escuro! Mas vamos combinar, que são variações do mesmo tema, não são?

Quantas compram uma armação amarela? Ou vermelho bem aberto? Ou turquesa, verde, roxa?
Pouquíssimas!
Mas se o armário está abarrotado de roupas em tons neutros, qualquer cor de óculos ficaria boa, não é mesmo?

Acetato

Talvez as mulheres não optem por armações coloridas por não quererem chamar a atenção. Mas daí me pergunto: se elas cuidam do corpo, do rosto, se são vaidosas, investem em acessórios e roupas é porque também gostam de ser notadas!

Fora esse enclausuramento da pandemia, não permanecemos em um quarto isoladas, sem conviver com outras pessoas. Trabalhamos, saímos, convivemos com colegas de trabalho, amigos, familiares, desconhecidos e muitas vezes ficamos presas a seus julgamentos.

“Nossa, aonde você vai com esses óculos chamativos?”
“Incrível como você usa esses óculos coloridos! Eu não tenho coragem!”.
“ A gente já sabe que é você porque seus óculos chegam antes, hahahaha”.

Essas são frases que cansei de escutar quando resolvi olhar ao redor e ver que havia um universo para além do acetato preto ou tartaruga que eu estava habituada a usar.

Havia uma infinidade de opções lindas, de peças com cores fechadas ou com transparência, foscas, com duas ou mais cores, mas eu ainda não me permitia usar. Enfim, possibilidades que poderiam me deixar com mais vida, com mais estilo, com mais destaque! Mas era isso que eu não queria!

Acetato

Lembrem que eu já contei que minha relação com o uso de óculos era terrível e só melhorou há pelo menos 10 anos. Se você não sabe essa história, veja meu texto “Eu não nasci de óculos” publicado aqui no site.

Por isso, me arrisco a dizer que até entendo a dificuldade que muitas ainda tem em comprarem óculos coloridos! Mas, também sei que quando conseguem dar um passo diferente o resultado pode ser incrível.

Vejo isso quando atendo minhas clientes ou quando lanço uma peça nova no meu Instagram. Se são pretas ou tartaruga, a venda é imediata. Mas as coloridas são compradas por mulheres que já amam cores e não tem medo de arriscar.

Porém, quando minhas clientes experimentam as peças coloridas e se permitem investir em algo diferente, a mudança é incrível. Surge uma outra mulher. Elas se surpreendem e ficam fisgadas com a nova imagem que veem no espelho. Daí em diante os óculos ganham um patamar diferente!

Acetato

Elas descobrem o poder das cores e as múltiplas possibilidades de harmonização que podem fazer. Já não se contentam apenas com as cores neutras, que não devem ser deixadas de lado. Uma bela armação preta é tudo de bom! Eu sei disso! Não estou dizendo para deixar as peças neutras de lado. Jamais! Só estou enfatizando que óculos coloridos tem um poder fantástico na composição dos looks!

Como sempre digo, precisamos nos enxergar com outros óculos e ver que existe um universo muito maior e mais colorido do que óculos pretos ou tartarugas! Mudanças são sempre bem-vindas! Renovam, possibilitam o novo, o diferente!

E você? Já experimentou ter peças de outras cores? Conta para mim nos comentários quais são as cores dos seus óculos! Me diz se é fácil ou difícil sair dos tons tradicionais.

1 Shares:
2 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Estresse
Saiba Mais

Estresse engorda?

Estresse não é uma doença, e sim uma reação do organismo que ocorre quando uma pessoa se depara com uma situação que lhe tira o equilíbrio.