Nestes tempos intermináveis de pandemia, passamos muito tempo no sofá, vendo filmes e séries. Sou uma eterna apaixonada pelos filmes onde a culinária exerce pano de fundo ou mesmo protagonismo. Alguns deles nos inspiram a criar, ir para a cozinha e elaborar receitas. Para quem nunca se aventurou na cozinha deixam aquela vontade de tentar.

Um dos primeiros filmes que me vem a lembrança é “Comer, Rezar, Amar”, a adorável Julia Roberts resolver se entregar aos prazeres da culinária italiana. Filme belíssimo, tem passagens na Índia e em Bali também. Mais um filme que se passa na Itália, sob o Sol da Toscana, tem mesas lindas e com a fartura deste povo que valoriza a culinária como forma de arte. Baseado no livro homônimo de Frances Mayes, com a linda Diane Lane, o filme é garantia de sorrisos e nos leva para uma deliciosa viagem.

“COMER REZAR E AMAR””

Falar de culinária e não falar da França é impossível. “Julie e Julia” se faz tão clássico quanto a contribuição de Julia Child para a gastronomia nos Estados Unidos. Ela desmistificou a culinária francesa para os americanos com seu livro “Mastering the Art of French Cooking”. O filme tem passagens adoráveis de Julia na França, e também de Julie em sua cozinha americana replicando avidamente os pratos de Julia, para seu blog. Ela cozinhou durante 365 dias todas as 524 receitas do livro de Julia Child.

Também com a França como pano de fundo temos “A 100 passos de um sonho”. O encontro inusitado de uma restauranteur francesa, Madame Mallory, com uma família de indianos que imigra para sua cidade e abre um restaurante bem na frente do seu. O filho do dono do restaurante tem como sonho aprender tudo sobre a culinária francesa e acaba se tornando muito próximo a Madame Mallory. O filme é muito emocionante e delicado!

Não podia faltar “Ratatouille”, uma das animações mais lindas da Pixar, com a história de Remy, um ratinho que deseja ser cozinheiro. Foi inspiração para uma geração de crianças se interessarem pela arte de cozinhar.

Vamos agora para a Inglaterra, em “Pegando Fogo”, Bradley Cooper, sim ele mesmo, é um chef de temperamento difícil que recomeça sua carreira para conquistar a terceira estrela Michelin. O filme mostra pratos lindos, uma trama emocionante e muita torcida pelo protagonista.

Para finalizar, duas histórias que se passam nos Estados Unidos. A primeira, “Chef”, uma história de amor entre um pai e um filho por meio da comida. Após ser demitido do restaurante que trabalha o chef Carl Casper viaja com seu filho pelo país vendendo sanduíches.

A última: “Sem Reservas”, baseado no filme alemão Simply Martha, se passa nos Estados Unidos e tem a linda Catherine Zeta Jones uma chef workaholic que tem que cuidar da sobrinha após a morte de sua irmã. O original se passa em Hamburgo e tem a mesma trama.

Escolha o seu e me conte, são garantia de diversão com novas ideias, muita sensibilidade e claro vão abrir seu apetite.

Beijo da Nutri Chef

1 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar: