Cuidado e Autocuidado – Cartas para a Jovem Amana

(por @amanaassumpcaopsicologa)

Querida (jovem) Amana,

Gostaria de contar um pouco sobre como você sobreviverá ao adoecimento da nossa mãe, e quem sabe, levar um pouco de esperança para esses dias tão nebulosos.  

O diagnóstico dela (transtorno psiquiátrico), veio quando tínhamos por volta 7 anos. E, a relação que nunca foi fácil, se tornou cada vez pior. Ela vai te chamar para assumir o papel de cuidadora desde muito cedo. Mas, por ser filha, ela não vai ouvir seu direcionamento no cuidado. Ela interfere nos seus relacionamentos e nas suas amizades, te persegue exercendo controle abusivo. Você sentirá medo, dela (da agressividade dela) e de tudo pelo que terá que se responsabilizar. 

A complexidade do quadro dela, afastará as pessoas que você achava que estariam sempre ao seu lado. A solidão e o sentimento de abandono se farão presentes. Uma vez dirão para você “mãe é pesada demais para o colo de filho”, e como você vai sentir que essas palavras vestem a dor que sente, principalmente por ser jovem demais para essa inversão.

Em alguns momentos você vai desejar não existir, porque essa parece a única forma de descansar do mundo.Como nos mitos, para cada necessidade extrema, algo surgirá para que você siga adiante. Amigos(as), sua psicóloga, a busca pelo  conhecimento, o autocuidado e o carinho de gente que acredita em você, farão você acreditar em si.

Sabe, o cuidado do qual você sente falta, você vai oferecer para o mundo e vai se nutrir dele. Você não poderá ter filhos, não haverá tempo o suficiente para organizar a carreira e o cuidado tão demandante de nossa mãe. Mas, você vibrará com a chegada dos filhos das pessoas que você atende (você se torna uma psicóloga), eles enviarão as primeiras imagens do bebê para você, e você vai chorar de emoção.

E aqueles que um dia “lavaram as mãos”, vão se orgulhar de você, mas, não vai ser fácil voltar a confiar . Confie em você, minha querida menina, dias melhores virão, melhores do que você pode agora sonhar.

Amana, 43 anos. 2023

0 Shares:
4 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Saiba Mais

Segredo

Estreia da escritora mineira Lorena de Macedo com suas crônicas cotidianas, poesias profanas e livros de toda e qualquer origem inspiradora.