Você olha no espelho e pensa, meus planos de emagrecer não deram muito certo. Uma segue para a cozinha, abre o freezer e pega um pote de sorvete, come todinho de colher. Este ciclo faz parte de muitos momentos da vida dela, e não consegue romper. Outra resolve fazer jejum e tomar água e comer alface por 10 dias para chegar mais magra na praia, quase desmaia fazendo compras no calor infernal do Natal e para na padoca mais próxima e come um misto com café com leite.

Por que algumas pessoas conseguem ser magras a vida inteira e outras não? Genética? Hábitos? Passo a vida analisando o que acontece com estas pessoas, minha pesquisa nunca para, e comer é multifatorial, não é um ato simples. Nenhuma resposta mágica, mas alguns aprendizados. Conheço muito poucas pessoas que tem uma relação realmente equilibrada com a alimentação. A maioria delas realmente tem uma boa genética e simplesmente comem moderadamente.

Eu sou uma destas pessoas cuja genética não ajuda, cujo hábito familiar sempre foi mais para o exagerado que para o comedido. Meu peso sobe e desce há anos, qualquer fator externo mexe com meu estômago, me gera ansiedade e sempre tenho meus descontroles em épocas de stress alto. Meu exagero é nas frutas secas, chocolate amargo e pastinhas fit (que eu amo e tem mais calorias que muito doce tradicional). A fome emocional tem que ser atendida, com atenção, afinal é fome também.

Para este fim de ano de 2021 e início do ano de 2022 vamos tentar um novo olhar para a alimentação? Nesta ceia e almoço de Natal algumas dicas preciosas:

  • Hidrate-se a base de água, beba sem exageros, bem devagar
  • Coma alimentos frescos – a salada antes das carnes, farofas e arroz, a fruta antes dos doces
  • Respeite o sinal de saciedade, não coma até doer o estômago
  • Tome chás para digestão – gengibre, erva doce, camomila podem ajudar
  • Tome chás diuréticos no dia seguinte – hibisco, cavalinha, chá verde
  • Suco verde com couve ou escarola, abacaxi, limão, pepino e gengibre, maracujá com cenoura e gengibre (ainda dá para colocar uma beterraba) podem ajudar a desintoxicar
  • Coma normalmente nos outros dias, proteínas magras, carboidratos bons com bastante fibras como abóbora, batata doce, verduras, maneire nas gorduras e use azeite extra virgem.
  • Atenção as porções, aos horários mais relaxados das férias – tente nunca fica morrendo de fome, coma antes de chegar a um grau de fome descontrolada
  • Fique atento às fibras tão importantes para melhorar o funcionamento do intestino – chia, farinha de linhaça, farelo de aveia podem ajudar!

E o mais importante – coma com atenção plena, saboreie os alimentos, nada de comer sem prestar atenção! E sempre pense se realmente está com vontade de comer ou se é um impulso apenas, se for um desejo específico, atenda, preferencialmente após uma refeição completa.

Seja gentil com você mesma – sem exagerar e sem se restringir demais. Seguimos procurando o caminho do meio.

Feliz 2022!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Saiba Mais

Cabelo, que cabelo?

Tenho um diagnóstico de alopecia androgenética, ou seja, hereditária. Há ainda um certo tabu ao se falar da queda de cabelo feminina...