1 – Cansada, 2 – jogada, 3 – exausta, 4 – morta, 5 – esgotada, 6 – moída,
7 – estatelada, 8 – acabada, 9 – consumida, 10 – destruída, 11- abatida, 12 – estafada…

Em qual dessas vc se encaixa?

Sim, estamos esgotadas de tantos papéis, causas para lutar e principalmente o peso de carregar os rótulos de guerreiras, poderosas, vencedoras, salvadoras da lavoura. Parece até uma ofensa estar cansada, pedir uma trégua, uma rede, uma água e optar pelo descanso, pois ele vem sempre acompanhado pela imagem da preguiça e do fracasso.

Michelle Obama, exemplo de liderança feminina tem uma das frases mais icônicas que diz: “Fracassar é parte crucial do sucesso. Toda vez que você fracassa e se recupera, exercita perseverança que é a chave da vida. Sua força está na habilidade de se recompor”

Além de perseverança reconheço nesta frase outra qualidade a ser cultivada: a resiliência – propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica, segundo o seu significado em relação a forma física.

Ela é forte, mas está exausta, cansada. Sim, somos fortes e não vamos parar de ir atrás dos nossos sonhos. A questão é que precisamos reduzir os momentos estressantes criando estratégias para liberar as tensões, expressar nossas emoções e sim, reservar um tempo para o descanso.

Para cultivarmos as habilidades sugeridas por Michelle, precisamos reconhecer que no caminho há subidas, descidas e precisamos sim parar, descansar, tomar um fôlego e seguir em frente.

Separei para nós todas aqui dicas para restauração física, mental e emocional:

Divida sua jornada em fatias – o famoso método pomodoro.
Segundo a neurociência, o cérebro humano consegue se fixar num único objeto durante 50 ou 60 minutos. Depois desse período, a atenção inevitavelmente se esvai.

Tá cansada? Tá pesado cumprir todas as funções da casa, escritório e vida pessoal? A cada 1 hora de trabalho, divida em dois blocos de 25 minutos.

Conclua cada bloco sem distrações, você faz uma pausa de 5 minutos para ir ao banheiro, tomar uma água, checar o email e anotar os avanços das tarefas concluídas daquele bloco. Yes, sistema de recompensa do cérebro ativado!

Depois de cada quatro blocos concluídos, faça uma pausa mais longa de 30 minutos até voltar ao trabalho.

Pausa para restauração do sistema nervoso.
Sim minha gente, chegamos no ponto crucial. O descanso tem que ser consciente, pois esses 30 minutos podem virar 90 em um piscar de olhos de pura procrastinação.

Dedo solto e ativo na barra de rolagem do seu Instagram vai fazer o seu precioso tempo de descanso ir por ladeira a baixo… O momento de pausa aqui deve ter começo, meio, fim e ser intencional.

Você irá usar apenas uma cadeira, uma toalhinha pequena e uma manta quentinha. Marque 25 minutos no seu cronômetro, coloque um toque agradável para te trazer de volta e claro, telefone no modo avião para nenhuma mensagem ser um gatilho para o estresse.

Mais disposição, mais criatividade
Essa postura restauradora pra quem está cansada irá aumentar o fluxo sanguíneo do seu cérebro, acalmando o sistema nervoso e mantendo a pressão arterial mais estável.

Cansada

Além de aliviar os sintomas da menopausa, como insônia, diminuição da atenção e memória, também irá descansar e aliviar o inchaço das pernas, tornozelos e joelhos, pela inversão da sua circulação. O retorno venoso traz muitos benefícios à sua circulação e o coração agradece, pois acaba se esforçando menos para bombear novamente para o corpo todo.

Detalhe valioso: A pele do rosto também recebe benefícios dessa postura, com o aumento da circulação, mais brilho e mais viço. Olha o sistema de recompensa do cérebro ativado aí de novo!

O corpo é casa e escritório
Em tempos sombrios de pandemia, estamos lutando contra um inimigo mortal invisível, lidando com perdas, tendo que nos virar nos 30 para cuidar da casa, dos negócios e das nossas relações afetivas. A casa virou escritório e a linha entre o trabalho e o momento de lazer deixou de ser tênue há muito tempo, desapareceu.

“Seu corpo é seu home e seu office” – o mantra de Nizan Guanaes é genial. O empresário vai direto ao ponto quando se refere aos cuidados da saúde e performance mental, que equilibra com esporte, descanso e meditação.

Aliás se você quer dar um boost na inovação de conceitos, acompanhe as lives que o publicitário tem feito no Instagram e dado um show de estratégias criativas empresariais e autossuperação.

Programas médicos da Medicina Mente-Corpo, como “Relaxation Response Resiliency Program” do Instituto Benson-Henry, o “Mindfulness-Based Stress Reduction” são as principais exemplos de uso terapêutico da meditação.

A Resposta de Relaxamento, foi descrita pelo médico Herbert Benson, na década de 1970, após estudar os efeitos fisiológicos e clínicos da Meditação.

O efeito fisiológico produzido é o de um relaxamento profundo semelhante ao do sono, mas com consciência alerta, o que explica sua utilidade nos casos em que o estresse tenha um papel importante.

Essas técnicas promovem mudanças benéficas no funcionamento e na estrutura cerebrais, na secreção de hormônios, no sistema imunológico, e no bloqueio da expressão de genes ligados ao câncer. A gama de benefícios ainda inclui desde melhora da qualidade de vida de idosas com câncer de mama até melhora do desempenho e do comportamento de escolares e presidiários.

A prática deve ser simples, basta você se sentar ou deitar se preferir.

Meditação das 21 respirações
Modo avião no seu telefone.
Programe 5 minutos no seu despertador com um toque suave para te trazer de volta.
Encontre uma postura confortável e atenta.
Se for possível feche os olhos.
Use as narinas para inspirar e expirar. Se não for possível, expire pela boca
Conte 21 respirações: inspire, expire, conte 1. Inspire, expire, conte 2 e assim por diante… Se por acaso a contagem chegar no 21 e o seu tempo ainda estiver rolando, retorne ao começo e retome a contagem até 21 novamente até o tempo acabar.

Pensamentos virão e tudo bem. Faz parte da proposta a distração. Ao se dispersar, gentilmente, retorne a contagem do número que se lembrar e siga a diante…

Lembre-se: a sua intenção vale ouro. Traga uma atitude de abertura e gentileza ao que surgir. Meditação é para todos, não só pra quem está cansada, mas se você tiver uma postura curiosa, a sua prática além de ser restauradora, será também muito enriquecedora.

Anotar em um diário a experiência sem julgamentos, promove o autoconhecimento.

Obs: Esse texto foi escrito em um momento de pausa.

Descanse bem, descanse sem moderação.

Referências: https://bensonhenryinstitute.org/

2 Shares:
4 comentários
    1. Precisamos Glau!
      Se não tomarmos a iniciativa do nosso autocuidado, o que será de nós?
      Como disse a livia, comece aos pouquinhos e vá aumentando o tempo da pausa. LoGo vc irá perceBer os resultados na saúde, no humor, na criatividade!
      É um caminho sem volta 🙂 para o bem viver 💜
      Bjs e oBRigada pela a sua atençao

    1. Que bom Livia!
      Va aos poucos, um pAsso de cada vez, no seu ritmo.
      Os resultados são surpreendentes!
      Bjs e obrigada pela a sua atenção 🙏🏽

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Mãe
Saiba Mais

Mãe

Mal sabemos que a montanha-russa de emoções da gravidez passa ser parte da nossa vida desde o primeiro dia em que sabemos que vamos ser mãe.