Quando falamos de beleza pensamos em cremes e dermatologistas, em produtos de beleza com lindas embalagens. Mas será que é só isto? Como os suplementos e a alimentação interferem na saúde de nossa pele?

Como nutricionista deixo claro que não adianta cuidar só por fora, tem que cuidar da alimentação e se você puder, faça uma suplementação orientada por um nutricionista, o profissional que organiza a alimentação e esta parte dos suplementos.

Hoje vou contar um pouco sobre alguns dos elementos presentes na minha rotina de skincare, aos 48 anos minha pele e cabelos tem ótima qualidade! Vale ressaltar os cuidados que tenho desde os 12, 13 anos com a pele!

Primeiramente: hidratação. Bebo muita água, chás herbais e controlo minha quantidade de café, ele tem poder antioxidante, mas em excesso pode prejudicar o sono e absorção de vitaminas e minerais.

Suplementos

Suco verde com gengibre e cúrcuma ou de maracujá com cenoura e gengibre, estão sempre presentes no meu café da manhã junto com ovos que tem são fontes de cálcio, ferro, potássio, zinco, magnésio, vitaminas A, D e do complexo B e selênio, um pacote de nutrientes excelentes para a nossa pele.

Procure ter antioxidantes provenientes de frutas, legumes, verduras e especiarias no seu dia a dia, e fibras que ajudam seu intestino a funcionar melhor, sem um bom funcionamento intestinal a pele sofre! Um intestino sem boa distribuição de bactérias pode sofre inflamação, que libera citocinas pró-inflamatórias por todo o corpo.

A pele é o maior órgão do corpo e reage a essas citocinas inflamatórias de várias maneiras, resultando em diferentes formas de doenças de pele, além de ressecamento ou acne, e envelhecimento precoce.

Alguns dos suplementos que tomo contém transreveratrol, quercitina, coenzima Q10, polypodium leucotomos que são como um filtro solar via oral, licopeno, peptídeos de colágeno, ácido hialurônico, além de ômega 3 e óleo de borragem.

Sim, uma verdadeira orquestra, mas por que achamos normal passar 10 produtos de beleza e não achamos razoável ingerir suplementos que não farão bem somente a pele, mas também a nossa saúde como um todo? Após muito estudo eu me rendi, cabelo e pele agradecem!

O que devemos evitar em termos de alimentos? Farináceos, açúcar, produtos com muitos aditivos, conservantes, xaropes, frituras, gordura saturada presentes em carnes, álcool, refrigerantes. Veja bem, nada é proibido, mas estes alimentos devem ser a menor parte de sua dieta.

Além da paixão por alimentação sempre amei cosméticos, quando menina queria ser cosmiatra! Sofro de melasma, vivo de filtro solar, mas já entendi que menos é mais, os tratamentos agressivos causam irritabilidade, alergias e manchas e o efeito rebote não tarda a chegar, pois uma pele sensibilizada certamente reage ao sol.

Hoje cuido da pele com estes produtos:

Para limpeza
Sabone neutrogena grapefruit – 2 vezes ao dia
Água micelar clareadora Bioderma – 2 vezes ao dia
Sérum clareador Euceryn – 3 a 4 x por semana de manhã e todos os dias à noite
Protetor solar com ácido hialurônico Euceryn – todos os dias de manhã
Protetor solar com cor Vichy ou La Roche Posay – todos os dias
Creme noturno clareador Euceryn – 3 a 4 x por semana à noite
Vitamina C – 3 a 4 x por semana de manhã
Creme Tracta vitamina C olhos – dia e noite
Creme cicatricure Gold à noite
Phytosculpt Neovadiol da Vichy – uma vez ao dia (geralmente no dia do Euceryn à noite).

Sigo morrendo de vontade de experimentar os cremes da Shisheido para pele madura que minhas amigas Claudia Arruga e Drica Divina adoram. Vale investir nos cuidados da nossa pele, mas não se esqueçam da dica da nutri: tem que comer direito, tem que se hidratar e sim, tem que suplementar para obter os resultados ideais!

Beijo e até a próxima!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Madeixas
Saiba Mais

Madeixas pra que te quero

A impossibilidade (ou cautela) de não ir ao cabeleireiro é motivo para olharmos para a mulher linda que existe debaixo das fartas madeixas.