Ah, Paraty… Nosso amor foi à primeira vista, há uns 30 anos atrás, não é verdade?! Passei por Trindade, era Copa do Mundo, mas quando te vi, naquele barzinho e um violão… De lá pra cá, não nos largamos mais, e hoje a chamo de minha segunda casa…
Em Paraty, a história, o charme e o aconchego reinam: em cada pedra do caminho, em cada casarão tombado, em cada índio que circula tranquilamente por lá… Gente, tem como não se apaixonar?!
Vou tentar hoje aqui, mas já falo que é beeeem difícil em apenas um texto curto, elencar as dicas dessa lindeza. Pensarei em uma viagem de três dias, ok? Mate a sexta-feira. Vai por mim. Essa carioca merece…
Comece a viagem, descendo, claro, por Cunha (ah, esse roteiro é saindo de SP, tá?! ) e já comece seu fim de semana com puro charme. A estrada é fofa e repleta de coisinhas roots que eu amo: geleias, queijos, pimentas, muçarela de búfala, cogumelos, cafés e cerâmicas.
Sim, Cunha é a terra dos ateliês de cerâmica! E há muitos! Vou ser injusta aqui, e citar apenas alguns e me perdoem desde já os tantos outros artistas locais maravilhosos! @carvalhoceramica, @loja.risi, @suenagajardineiro, @ateliermiekoemario são alguns pra você colocar o babador.
Mas, cá entre nós, a vontade meeeeeesmo é a de se matricular em um curso e acionar outro mood nessa vida, não é, não?! Podendo, faça! Faz parte do menu desejo: coisas pra colecionar nessa vidinha: um curso de cerâmica… Quem não, né, minha gente?! Bom isso é papo pra outro dia rs…
Continue sua viagem e se depare na estrada com as famosas oliveiras do @o_olival (alô @miaathas! @aceite.vc!) e as lavandas do @lavandario_cunha_sp_brasil! Sente em um dos bancos no meio das árvores, escute Mozart, e delicie-se com um pãozinho de queijo com café.
Não deixe de comprar as velas de lavanda e a essência pura para o seu travesseiro. E durma bem, e muuuuuito bem! Ah, e podendo, dê aquela parada básica para uma velinha bem acesa no Santuário de Nossa Senhora Aparecida! Afinal, nunca é demais, né, minha gente?!
Chegando em Paraty, já pare em uma das cachaçarias artesanais magníficas da região. Algumas ficam beirando as cachoeiras… Cito aqui, também cometendo injustiça com as demais, a @engenhodouro e a @cachacaparatiana. E aí, deguste sem moderação! E caminha rs!
Pra dormir, há pousadas pra todos os bolsos e gostos, então vou só falar da minha amada @pousadaliteraria e seu restaurante incrível, o @quintaldasletrasparaty! Sem comentários! Sabe aquele lugar onde tudo é pouco, e o pouco é muitoooo bom?! Pois é! E ainda tem a parceira do mesmo grupo, a estupenda @fazendabananal!
A fazenda fica na estradinha saindo de Paraty, e tem cardápios café e almoço tops. Tudo é produzido ali mesmo, e você ainda pode dar um belo passeio por lá, antes de degustar as guloseimas sazonais locais. Com kids ou sem. Puro charme.
À noite saia sem rumo… Paraty, como sabem, tem o centro histórico todo coberto por pedras enormes imperiais, então, zero frescura: coloque suas havaianas (e só havaianas mesmo!) e aproveite cada cantinho!
É pra se perder, sim, em cada ruazinha e se pegar na maior prosa com o pessoal local, artistas, gringos, comer a cocada branca cremosa dos carrinhos ambulantes (a melhor da vida, com todo respeito à baiana!), viajar nas lojinhas e dar uma parada na minha preferida, a @artecanoa. E aí é arte e mais arte…..
A @galeria.aeciosarti, do queridíssimo Aecio, é um show à parte. Com pinturas enormes em painéis de lona, que já viajam o mundo todo há anos, suas cores fortes e vibrantes e muita personalidade, deixam a gente de queixo caído. Sonho de consumo, vale a visita e, se der sorte, o papo delícia com o artista, de quem sou fã número um! Beijão, Aecio!
E em minhas andanças de havaianas e chapéu de palha, descobri também o ateliê do @marqui_fabio, que surpreende com suas pinturas realistas locais, de peixes, mercados, pescadores, lulas, flores. É aquela obra que te dá vontade de sair e comprar uma casinha ali mesmo, daquelas coloniais tombadas, sabe?! E ficar por lá… Ah que sonhooooooo…
E essa carioca também dá um show gastronômico, tanto no centro histórico quanto nas marinas. Aliás, pra quem gosta como eu de mar e de velejar, os passeios às marinas também são imperdíveis (informe-se antes quais estão abertas, ok? E não se surpreenda se esbarrar com o Amyr Klink por ali. Outro que sou megaaaa fã! Aliás, da família toda!).
O meu restaurante predileto é o @gastromar que fica na @marinaportoimperial. Visual e ambiente perfeitos! Tenha você barco ou não. De lá, saia para um dos cafés-charme de Paraty. Há vários, fofíssimos, cheios de música. Um deles é o do @montanitacafesespeciais, e depois abasteça a sua leitura na Livraria de Paraty. Quem não ama?!
E para seu domingo, escolha um passeio de barco ou pelo mato e cachoeiras e depois um dos outros tops restaurantes, como o @restaurantebananadaterra, o @bartholomeuparaty, ou no fim de tarde um pôr do sol no @refugioparaty…
Poderia escrever horas e páginas… Mas já estou pegando a estrada… Te vejo lá embaixo… Essa carioca te merece… Vá e depois me conte…
Cris
6 comentários
Dicas maravilhosas! Sou super fã da cidade e tem vários lugares que ainda não visitei, vão para a minha lista!! Obrigada por compartilhar!
Paraty é um sonho!
Vontade de mudar de Vida e sair correndo p lá!
Vontade de sair correndo pra lá. Uma delícia.
delicia de cidade sempre vale a pena a visita
Amo, amo e amo! Paraty é meu destino preferido de praia, para fugir de São Paulo. Além de todas essas dicas maravilhosas desse patrimônio histórico,
Poderíamos falar das praias … praia do sono, saco do mamanguá…enfim. Sempre que posso, vou. Que bom que vc veio falar dela por aqui ?
A fazenda Bananal é incrível, amei!