Foi só o Joe Biden dar três (belos) tropeços na escada do Air Force One essa semana que a oposição voltou a questionar sua capacidade física e motora. Podre. Já na campanha presidencial, trumpistas usavam o próprio histórico médico contra ele, para questionar sua inteligência e capacidade de raciocínio.

Quando ainda era senador, com 45 anos, em 1988, Joe Biden fez duas cirurgias no cérebro, a primeira para retirar um aneurisma e depois para retirar de um coágulo que se formou. Ele também é gago (e treinou tão bem os discursos que esse traço ficou imperceptível na campanha).

Justamente por isso, desde então, o atual presidente dos Estados Unidos tem o acompanhamento de um neurologista para avaliar as capacidades cognitivas. E de um fonoaudiólogo. Ele assumiu a cadeira com 78 anos, mas ser o presidente mais velho da história do seu país não faz dele um homem senil. Pelo contrário!

É de praxe que os eleitos à presidência dos EUA compartilhem seus exames de saúde em geral. Barack Obama tinha feito isso. Sabe quem não fez? Donald Trump… Joe Biden já fez, e foi declarado oficialmente pelo seu médico como “saudável, vigoroso e apto a cumprir as suas funções na presidência”.

Alguns problemas que ele enfrentou recentemente: batimento irregular do coração, refluxo gástrico, alergias sazonais, lesões ortopédicas e até um câncer de pele. O relatório completo saiu no Washigton Post. Mas com uma rotina regular de hábitos saudáveis, ele tem corpo e fôlego para correr por muito anos ainda na sua já longeva carreira política.

E foi pensando nisso que eu fiz um video pra falar sobre seis passos que você pode tomar na vida desde cedo, pra chegar nessa idade tão saudável e vigoroso quanto Joe Biden. Antes de tudo: faça uma avaliação de histórico familiar e exames preventivos regulares. Só um médico pode diagnosticar corretamente qualquer tipo de problema de saúde e recomendar tratamentos.

Em casa, você pode cuida regularmente de uma rotina de exercícios físicos (meia hora ou quinze minutos por dia já dão resultados visíveis); se aproximar um pouco mais de uma alimentação balanceada; prestar atenção em como anda sua saúde mental e socialização especialmente nessa situação de quarentena. Proteção solar é um detalhe importante, para reduzir não só manchas como câncer de pele. E por fim, não esqueça de dar atenção especial ao pênis (se você soubesse a quantidade de remoções que há no Brasil por conta de falta de higiene…).

Acredito que esses são os primeiros passos que você pode começar a dar em direção a um futuro tranquilo, como um senhor disposto e vigoroso. Nem precisa nem ser presidente de lugar nenhum…

0 Shares:
7 comentários
  1. Sou casada com um oitentão: alfredo toma dezenas de medicamentos por semana, mas está bem e saudável. Já teve cancer de pele (7!!), foi parar na uti bem no começo da pandemia mas segue forte, lúcido e trabalhando. Faz ginástica, cuida da alimentação e o principal: tem muitos planos. viver ao seu lado é um privilégio e a minha maior lição. Ótimo texto!

  2. Arrasou! No tema, na forma como tratou e no vídeo. Tirando o ultimo tópico, São os outros o que pratico e tEnto passar adiante. E há que se comeÇar cedo a Se cuidar. PrevEnir, porque SenÃo só vai dar para rEmediar. PORQUE o tempo não volta… chapeau!

  3. André, Que texto necessário! Há uma discussão fervorosa sobre essa relação envelhecer e ocupar um cargo de presidente ( algo que ocorre em muitas outras esferas, para não falar de todas). Ao ler seu texto, lembrei de uma referência do Milan Kundera a respeito do ex-presidente dos eua, jimmy Carter: um dia, na televisão, o então presidente aparece com um suor no rosto; naquele momento ele foi levado por seguranças pois estava tendo uma crise cardíaca. Pronto! Eis o prato cheio da mídia, bastou esse fato isolado para que inúmeras dúvidas surgissem a respeito da sua capacidade de permanecer no cargo. Assim ocorreu com Biden e, apesar do excelente trabalho que vem desenvolvendo, um simples tombo ( algo que é passível de acontecer com todos) já vem gerando as mesmas dúvidas: Um presidente deve esbanjar saúde, jovialidade, e necessariamente ele deve ser um atleta? Bom, por aqui tem um que se diz “atleta”, mas os resultados que é bom…Ainda não vimos nada!

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Saiba Mais

Os opostos se atraem?

Deve ser legal na teoria, mas na prática me parece utópico. Um relacionamento entre pessoas absolutamente diferentes sendo um conto de fadas?
Saber parar
Saiba Mais

É preciso saber parar!

Quem não ama um Bond? Sean, Pierce ou Craig? Camila Felberg faz um review do nosso espião favorito, e dá algumas dicas pra gente se apaixonar ainda mais.