Quer saber qual armação de óculos mais combina com você? Comece olhando para os móveis que você escolheu para sua casa, eles têm o formato predominante em linhas retas, arredondadas ou inclinadas?

Normalmente nossas escolhas de design são intuitivas. Vou dar o exemplo de uma amiga (Ana), cujo rosto não tem ossos projetados e a ponta do nariz faz uma bolinha. Adivinhe qual tipo de brinco e pingentes ela mais gosta de usar? Os que tem formato circular! Idem para os móveis: mesa redonda, sofá com linhas curvas e por aí vai. Assim, intuitivamente, os óculos que mais a atraem são os com armação arredondada.

Então devo sempre procurar repetir as linhas do meu rosto nos meus óculos? Depende do seu desejo de imagem, pois as linhas passam mensagens mesmo sem termos consciência disso. No caso da Ana, que reclama de ter “cara de boba”, pois sente que algumas pessoas abusam da sua boa vontade, acentuar as linhas redondas, que já estão presentes no rosto, pode aumentar esse ruído, pois linhas curvas remetem à suavidade, proximidade, ingenuidade (a indústria se aproveita muito bem disso, produtos bem femininos ou do universo infantil costumam ter embalagens arredondadas).

Redondo não tem arestas, não tem um ar ameaçador! Como amenizar? Escolher uma linha quadrada e forte no rosto pode soar até caricato pra ela. Por isso sugeri armações do estilo gatinho, mas arredondadas na parte inferior. Também poderia permanecer nos redondos, mas com armações mais grossas e de uma cor que cause mais impacto, com mais contraste em relação a sua cor de pele.

Essas pequenas mudanças vão trazer mais força ao visual, mas sem destoar da sua essência, pois o gosto por essas curvas também tem a ver com seu apreço pelo que é orgânico e fluido.

Agora, se sua profissão pede um aspecto de aconchego (psicólogos, por exemplo), ou o seu ruído é ter “cara de brava”, a armação redonda pode ser uma boa aliada à sua imagem. Lembram dos óculos escolhidos pelo “Golpista do Tinder”? Claro que o ruído ocorre também por outros fatores, além da imagem, mas é inegável a influência do visual na nossa comunicação.

0 Shares:
14 comentários
  1. Gostei muito do artigo. Acho que uma peça que passa a fazer parte do corpo, como é meu caso, que só tiro os óculos para dormir e tomar banho, merecem uma atenção especial. Bem interessante sair daquelas dicas manjadas de rosto redondo, quadrado, pera para escolher as armações.

    1. Sim!! Investir em um bom óculos é muito mais vantajoso do que investir em bolsas e sapatos. Nos estudos mais modernos, o que menos se aborda é formato de rosto para influenciar nessa escolha.

  2. Débora, amei o texto!!! E esse paralelo com as escolhas dos móveis, que demais!! Me fez ficar mais atenta às minhas escolhas e a querer buscar e explorar o novo!

    1. Não é ótimo comprarmos com mais consciência? Conhecendo mais nosso gosto deixamos de gastar nosso dinheiro com muita coisa que adquirirmos por influência de outra pessoa.

  3. Adorei o texto. Estou repensando minhas escolhas a partir das dicas que você deu. Tenho alguns tipos de armação. E entendi porque me sinto as vezes mais confortável com umas do que com outras. Agora ficarei atenta a mensagem que gostaria de passar em relação a minha escolha. Depois gostaria de explorar mais com você algumas questões. Parabéns Debora!! Adorei!!“ Obrigada!!!

  4. Antes da pandemia eu tinha rosto arredondado, agora tenho inchado.

    Qual a armadura que não seja para realçar o rosto, mas sim ocultá-lo?

    Devo escolher armaduras grossas como guarda-chuva? Uma Pascolato da meia idade?

    É essa armadura ferradura que procuro e aguardo dicas em algum de seus próximos artigos.

  5. Quantas dicas ótimas!!! Nunca soube como escolher um óculos na vida!!! Sempre tive medo das armações arredondadas., mas já comecei a abrir meu olhar. Obrigada!!!

    1. Fui estudar sobre o assunto justamente por tanto levar pra casa armações que não tinham nada a ver comigo. Entender dos signos que cada formato tem, já é um bom começo. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar:
Saiba Mais

Acooooooordaaaaa menina!

O corpo ideal não existe, mas existe um corpo ideal pra cada indivíduo em cada fase da vida. Questão de saúde pública (estética é um bônus...)